Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Uma comissão vai agora estudar quais a possibilidades de continuação das urgências

Comissão multipartida estuda destino da Urgência

Com o encerramento da urgência do Hospital do Fundão ainda por decidir, surge agora uma comissão para estudar as possibilidades de viabilizar aquele serviço.

> Notícias da Covilhã

O encerramento do serviço de urgências do Fundão não é uma certeza. Uma comissão constituída pelo Ministério da Saúde, pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, pelo presidente do Centro Hospitalar Cova da Beira e por profissionais da área, representados pelo director do Centro de Saúde fundanense, Neves Costa, vai trabalhar para “propor uma solução que resolva os problemas das populações e simultaneamente tenha em conta a política de racionalidade e rigor que o Ministério quer conseguir”.
Este foi o resultado da reunião entre o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, e a secretária de Estado adjunta do ministro da Saúde, na última quarta-feira, 14. Numa semana em que Carmen Pignatelli recebeu outros municípios que estão na iminência de perder as urgências.
Para Manuel Frexes, “foi dado um passo em frente”. “Estamos já num processo participativo. As partes estão a ser ouvidas, as questões a ser consideradas sobre os diversos ângulos e o Ministério, em vez de impor uma medida cega, deu mais tempo para trabalhar em conjunto, para encontrar soluções para os vários problemas.
A transferência da Urgência para o Centro de Saúde não está descartada, embora Manuel Frexes entenda não se justificar. “Julgo que não haverá vantagens em estar a transferir um equipamento e serviços que funcionam bem no hospital para o Centro de Saúde, que fica a 50 metros, mesmo ali ao lado. Mas eu não sou especialista”, sublinha.
“Os profissionais de Saúde é que sabem avaliar os espaços e as circunstâncias. Espero que seja encontrada uma solução útil para todas as partes”, acrescenta.


Uma comissão vai agora estudar quais a possibilidades de continuação das urgências
Uma comissão vai agora estudar quais a possibilidades de continuação das urgências


Data de publicação: 2006-12-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior