Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Consumismo em grande

> Elisabete Cardoso

São João da Madeira é uma cidade que vive, essencialmente, da indústria do calçado e, ainda dos chapéus, tendo já sido o centro deste tipo de mercado nível internacional.
Esta cidade do distrito de Aveiro, conhecida pelo seu elevado poder de compra, tem ao nível comercial uma época da sua excelência. A quadra natalícia que se vive é, geralmente, o período de maior consumismo, com o concelho sanjoanense a seguir a tendência nacional. Segundo a Marktest, São João da Madeira é mesmo um dos concelhos da região centro onde se realizam mais compras nesta altura do ano.
Apesar de admitirem que as vendas não têm sido más, os comerciantes sanjoanenses não se encontram totalmente satisfeitos. Sónia Fernandes, responsável por uma loja de telecomunicações, afirma que "as vendas têm sido boas, talvez até melhores que as do ano anterior, mas ainda é cedo, pois os dias de maior venda são os dias 23 e 24". As diversas lojas chinesas é que não sentem a crise e são as lojas que mais procuradas pela variedade de artigos a preços baixos. Maria Silva, cidadã sanjoanense, refere que não tem preconceitos em relação às "lojas dos chineses", pois considera que se podem "comprar as coisas a um preço inferior" não tem porque não o fazer. "Até agora não encontrei grandes diferenças entre estes artigos e outros mais caros", refere Maria Silva.
Chinesas ou não, as lojas estão cheias, numa altura em que o consumismo é rei e senhor.


Data de publicação: 2006-12-26 00:00:05
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior