Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Madeira: Um Natal no Atlântico

O Natal na ilha é caracterizado pela Festa e é assim que os madeirenses fazem com que se viva esta quadra. A tradição natalícia começa na decoração do pinheiro e lapinha até aos rituais religiosos.

> Carla Magalhaes

O verdadeiro Natal madeirense começa praticamente no fim do Verão, e é por esta altura que começam alguns preparativos como os licores de frutos tão característicos desta quadra na ilha.
A "festa" tem início em Novembro, aquando da iluminação de Natal que é inaugurada a meio do mês. O objectivo é transformar a cidade do Funchal num verdadeiro ícone natalício, repleto de luzes de todos os tamanhos e cores que combinam desenhos e mostram desde bordados madeirenses a outras características da ilha.No início de Dezembro, as ruas enchem-se de manhãs de Páscoa, azevinho e sapatinhos e é assim que os madeirenses dão início à criação da lapinha. A lapinha, ou presépio, pode ser feita de duas maneiras: a primeira consiste num presépio de escadinha, onde o menino Jesus fica no cimo, seguindo-se tudo em degraus com frutas, searas (sementes de trigo e centeio num pequeno vaso) e tudo o que é característico do Natal. O segundo é a verdadeira lapinha, que para além de conter tudo o que antes foi referido, é feito com rochas forradas com um papel de cimento bruto que, posteriormente é pintado com "vioxene" para lhe dar uma cor acastanhada.
No dia de Nossa Senhora da Conceição, 8 de Dezembro, confecciona-se o característico bolo de mel para estar pronto no dia de Natal. É feito com mel, manteiga, nozes e amêndoas, vinho da Madeira, erva-doce e canela, para além de outros ingredientes menos importantes. Enquanto se prepara, é tradição comer um bolo que sobrou do ano anterior e festejar com cânticos natalícios.
No dia 16 de Dezembro iniciam-se as "Missas do parto", que são as novenas em honra de Nossa Senhora, que por tradição são celebradas pela madrugada.
Na noite de 24 de Dezembro festeja-se a habitual Missa do Galo. Após esta missa, as famílias reúnem-se em casa, abrem as prendas e bebem uma canja de arroz com frango e cacau quente. Depois vem a ceia, onde o prato em destaque é carne de vinho e alhos. Trata-se de carne de porco temperada com vinagre, vinho branco e alho esmagado, que posteriormente é frita. É acompanhada com pão frito na gordura e no tempero deixado pela carne. Para a sobremesa sobram as broas de mel e o bolo de mel, cocos, rosquinhas, cavacas, palitos de cerveja e os licores de fruta (baunilha, tangerina e laranja).No dia 15 de Janeiro é a altura da limpeza dos armários, dia em que se come tudo o que sobrou dos festejos de Natal.






Data de publicação: 2006-12-26 00:00:05
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior