Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Luís Cipriano é maestro do Coro MIsto da Covilhã desde a sua fundação em 1989

Currículo do Maestro

> Rosalia Rodrigues
> Carla Abrantes

Luís Cipriano nasceu no ano de 1964, na cidade de Castelo Branco e iniciou os seus estudos musicais pela mão de Carlos Gama. Terminou o curso de composição com Cristopher Bochman, em 1988, e realizou estágio pedagógico, na Escola Eugénio de Castro, em Coimbra, nos anos de 1985 e1986. Em 1998, conquistou uma Menção Honrosa no Concurso " Novos Valores da Cultura". No mesmo ano obteve o 1º Prémio em Musica de Câmara no 2º Concurso da Juventude Musical Portuguesa, e em 1990 o 3º prémio no referido concurso e dentro da mesma classe.
Foi percussionista e tímpaneiro da Orquestra das Escolas de Musica Particulares de 1988 a 1992. Recebeu o 1º prémio de Composição no Concurso da " Sociedade Histórica da Independência de Portugal ", em 1991. Foi percussionista, da Orquestra da" Semana Internacional de Luxemburgo ", nos anos de 1990 e 1991. Nos anos de 1992 a 2000, foi compositor convidado, tendo dirigido esta Orquestra na apresentação de obras suas.
Compôs oito Missas para Orquestra Sinfónica e Coro, Trios, Quarteto, Sextetos e Octectos para diversos tipos de formação de Câmara, duas Oratória de Nata, uma Ode à Covilhã e duas Sinfonias, assim como inúmeras obras corais e orquestrais. Compôs obras para cinema e teatro. Em Fevereiro de 1997 foi-lhe atribuída a " Medalha Especial de Ouro " pela Union Grand-Duc Adolphe do Luxemburgo em reconhecimento dos seus méritos culturais Em 1999 recebeu o Prémio da Cultura, do Jornal "Gazeta do Interior". Em Abril do mesmo ano foi recebido por Sua Santidade o Papa João Paulo II, a quem entregou as suas obras litúrgicas.Em Janeiro de 1999 foi o compositor escolhido pela Palestina para compôr a Oratória de Natal a estrear em Belém para assinalar os 2000 anos do nascimento de Cristo.É professor do quadro da Escola Preparatória Afonso de Paiva. Actualmente é Maestro Titular da Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Artes da Beira Interior e Maestro do Coro Misto da Covilhã desde a sua fundação.

 

[Voltar]


Luís Cipriano é maestro do Coro MIsto da Covilhã desde a sua fundação em 1989
Luís Cipriano é maestro do Coro MIsto da Covilhã desde a sua fundação em 1989


Data de publicação: 2006-12-19 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior