Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Apresentação dos Projectos

Dinamismo procura-se

A Universidade da Beira Interior recebeu, no passado dia 13, a apresentação dos projectos IMAGINE CUP e START-Prémio Nacional de Empreendedorismo. O apelo ao desenvolvimento económico do país ateravés da criação de empresas, foi o mote para a criação de potenciais novos investigadores.

> Luis Miguel Simoes
> Liliana Sofia R. Silva

Vítor Santos, engenheiro informático da Microsoft, apresentou o concurso internacional Imagine Cup, em que já participaram cerca de 100 mil estudantes oriundos de mais de cem países. Este concurso visa a melhoria tecnológica da sociedade e a abertura de horizontes aos estudantes: " é importante não restringir a criatividade, pois se o engenheiro se guiar apenas pelo cálculos não conseguirá realizar o seu trabalho", refere Vítor Santos. O Imagine Cup de 2007, que decorrerá na Correia do Sul, com o lema "Imagina um mundo onde a tecnologia permita uma melhor educação para todos", tem a concurso nove categorias agrupadas em três áreas: Digital Arts, Skills Challenges e Technology Solutions. A nível nacional, os participantes só podem concorrer à categoria "software design" que se enquadra na última área. Todos os interessados podem concorrer via Internet às outras categorias. A área Digital Arts foi a que registou um maior número de concorrentes nos cinco anos de existência do concurso.
O jurí nacional é composto por académicos, empresários e jornalistas que avaliam a utilidade do software, mas também todos os aspectos visuais do projecto. Bruno Conde, aluno da UBI, foi o vencedor do passado ano e representou Portugal na Índia, com projecto de sumarização automática de páginas da internet.
O Prémio Nacional de Empreendedorismo-START, é um projecto que visa desenvolver e divulgar ideias inovadoras para a criação de empresas, como esclareceu Bernardo Abecassis, responsável por esta iniciativa do BPI, Microsoft e da Universidade Nova de Lisboa. Este concurso "visa a divulgação de ideias, mas também o acompanhamento na criação das empresas", como refere Bernardo Abecassis. Por este motivo, o primeiro prémio é bastante elevado, 40.000 euros, que reverterão para o capital social da futura empresa.
O anfiteatro onde decorreu a apresentação destes dois concursos estava quase vazio, contudo alguns dos presentes demonstraram interesse em participar no Imagine Cup.

 


Apresentação dos Projectos
Apresentação dos Projectos


Data de publicação: 2006-12-19 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior