Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O centro da cidade da Covilhã foi o palco escolhido para lançar os balões

A primeira Flash Mob na Covilhã

Cerca de uma centena de pessoas juntaram-se, quinta-feira, no centro da Covilhã, para lançar um balão ao ar.

> Elisabete Cardoso
> Carla Magalhaes

A iniciativa, organizada por dois estudantes de Cinema, teve como principal objectivo desenvolver o Flash Mob em Portugal.Rui Girão, um dos organizadores explica que o conceito é o de uma multidão instântanea: "é um grupo de pessoas que se junta, executa algumas acções previamente definidas e logo de seguida dispersam", refere o organizador do Flash Mob. As pessoas que quiseram aderir tinham apenas de se dirigir ao centro da cidade às 14h14m - por ser dia 14 - com a finalidade de atirar um balão ao ar. Madalena Martins, também organizadora do movimento refere a importância deste Flash Mob: "o facto de atirarmos um balão ao ar não tem qualquer tipo de simbolismo. A ideia é mesmo juntar o maior número de pessoas possível", refere Madalena Martins. É a partir deste conceito que surgem estes ajuntamentos, não interessa a causa, mas sim demonstrar o poder da globalização e o facto de ser possível juntar muitas pessoas sem motivo aparente.
Os dois organizadores revelam-se fãs e defensores do Flash Mob por serem iniciativas diferentes e inéditas. Porém, este conceito é ainda pouco conhecido pelos portugueses, sendo mais divulgado ultimamente devido aos anúncios televisivos da Yorn Vodafone.
Uma participante, que não se quis identificar, aderiu a esta iniciativa porque acha "divertido participar numa coisa sem nenhum significado, é simplesmente diferente". Manuel Carrola, que assistia ao lançamento, considera o movimento engraçado, referindo que esta "é a prova de que não é necessário uma mensagem para reunir as pessoas, é muito divertido ver assim a juventude".
O Flash Mob é desenvolvido maioritariamente por jovens, profissionais ou utilizadores assíduos da internet, pois este é o principal meio de divulgação dos movimentos. O objectivo é criar acontecimentos fora do normal em qualquer espaço da cidade. Estes eventos duram apenas escassos minutos e não devem ser do conhecimento da comunicação social nem da polícia.

 


O centro da cidade da Covilhã foi o palco escolhido para lançar os balões
O centro da cidade da Covilhã foi o palco escolhido para lançar os balões


Data de publicação: 2006-12-19 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior