Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Câmara de Seia pretende reflorestar grande parte das áreas ardidas

Pedras Lavradas vai ter 44 hectares reflorestados

A Câmara de Seia e a Fundação Focus esperam reflorestar cerca de 44 hectares de terrenos consumidos por incêndios. O projecto vai custar cerca de 75 mil euros.

> Notícias da Covilhã

Mais de 44 hectares na zona das Pedras Lavradas é a área que a Câmara Municipal de Seia e a Fundação Focus querem reflorestar, no âmbito do protocolo assinado na passada semana, entre as duas entidades.
De acordo com um comunicado da autarquia, a operação está orçada em 75 mil euros e é apoiada, em 45 mil euros, pela Fundação Focus, agência humanitária internacional que integra a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.
O projecto para a arborização das Pedras Lavradas, zona destruída por um incêndio em 2005, foi elaborada pelo Gabinete Técnico Florestal municipal e a autarquia já abriu o concurso limitado para a sua execução. O objectivo do plano passa por minimizar o impacto do incêndio que teve início em Vide, e que no concelho de Seia deixou um rasto de sete mil hectares ardidos.
Os proprietários de terrenos afectados, segundo a edilidade, já começaram a ser contactados e informados das acções previstas e de que vão beneficiar de um financiamento a cem por cento nos trabalhos a realizar. Incluindo os da fase de consolidação até ao segundo ano do Plano Orientador do projecto.
A principal vertente da intervenção tem a ver com o restabelecimento e melhoramento da produção de madeira e fruto numa área de medronhal com cerca de 33 hectares. Mas contempla também a abertura de corta-fogos, como medida preventiva, a criação de um apiário com 40 colmeias, e a respectiva plataforma, o melhoramento e construção de caminhos.


A Câmara de Seia pretende reflorestar grande parte das áreas ardidas
A Câmara de Seia pretende reflorestar grande parte das áreas ardidas


Data de publicação: 2006-12-19 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior