Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Maria Eugénia junto de um dos seus quadros

Pintura em destaque na APAE

Criatividade e originalidade são duas marcas dos trabalhos de Maria Eugénia Felizol expostos na sede da APAE (Associação de Alunos, Professores e Empregados da Escola Industrial Campos Melo).

> Carla Moreira

Realizados com os mais diversos tipos de materiais, como escamas de peixe, cascas de cebola ou missangas, os trabalhos de Maria Eugénia Felizol, natural de Lisboa, vão das esculturas, aos postais de natal, passando por jarras de vidro e bordados tradicionais. Mas o grande destaque vai para os quadros, quer pela beleza das imagens , quer pela técnica usada: desde aguarelas a pinturas a óleo, são vários os elementos representados, com particular destaque para os cavalos, animal que a pintora sempre gostou. As representações de locais específicos das cidades, como edifícios da cidade da Covilhã estão também presentes nas suas telas. Ao quadro representativo da Câmara da Covilhã foram-lhe tecidos elogios pelo próprio presidente Carlos Pinto.
A pintura acompanha-a desde sempre, mas foi na Academia Sénior da Covilhã que teve a oportunidade de desenvolver esta sua arte, quando, incentivada por um professor, aprendeu novas técnicas de a realizar. O seu talento valeu-lhe já a 5ª menção honrosa no Prémio Nacional de Artesanato Tradicional, atribuído pela Delegação da Região Centro.

Das diversas exposições que já realizou, destaca a de Penamacor, encarada pela própria como “um sucesso” mas quanto a exposições futuras refere que no próximo ano não irá realizar nenhuma. Os materiais são caros e “não se vende quase nada”.
A exposição de Maria Eugénia Felizol é o resultado da junção da imaginação com a originalidade dos materiais e pode ser visitada na sede da APAE, na Covilhã, até ao próximo dia 22 de Dezembro.


Maria Eugénia junto de um dos seus quadros
Maria Eugénia junto de um dos seus quadros


Data de publicação: 2006-12-19 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior