Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Um dos presépios em exposição

Reviver a tradição de Natal

Nostalgia e mais espírito natalício são os dois sentimentos mais comuns entre as pessoas que visitaram as exposições temporárias patentes no Centro Cultural de Alcains/ Museu do Canteiro.

> Daniela Silva
> Ana Varela

Ligadas à quadra natalícia, as exposições "A Representação da Natividade" e "O Menino dos Meninos" reúnem no Centro Cultural de Alcains algumas peças dos séculos XVII e XVIII.
"A Representação da Natividade" é uma colecção particular de presépios de Francisco Elias, obstetra no Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB). Na exposição encontram-se mais de 70 exemplares, todos eles nacionais, coleccionados ao longo de 30 anos. Durante visita podem encontrar-se "presépios com as mais variadas formas e com diversos materiais, desde os mais tradicionais, feitos em barro, até aos mais contemporâneos, feitos em cristal e com formas diferentes do que é habitual", refere Milena Silva, técnica de serviços educativos do museu. Para além das diferenças que mais se destacam, encontram-se ainda outras que derivam dos regionalismos, de entre as quais sobressaem os trajes.
A par da exibição dos presépios, encontra-se ainda neste espaço a exposição "O Menino dos Meninos". Esta exposição remete para o início da tradição dos presépios e para a infância do Menino Jesus que é "um período um bocado omisso da sua história", conta a funcionária do museu. As peças expostas são propriedade do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, que por estar em obras emprestou as suas colecções a outros museus. As peças pertencentes ao museu de Coimbra são sobretudo feitas de barro, pedra e madeira e datam dos séculos XVII e XVIII. "São peças muito ricas em termos de materiais e em termos de cores, onde predominam o dourado e os vermelhos", menciona Milena Silva.
Até agora a exposição foi visitada por cerca de 700 pessoas, muitas delas em grupos provenientes de toda a região. Ana Fernandes fez parte de um dos grupos e refere ter gostado bastante de ver os presépios, "principalmente os de cristal". De acordo com Milena Silva, "as exposições têm tido grande afluência e as expectativas são muito boas, uma vez que já estão agendadas algumas visitas para Janeiro". Para o ano, a exposição da colecção privada do obstetra Franciso Elias irá repetir-se, mas com a particularidade de apresentar presépios de todo o mundo. Os interessados poderão ainda visitar as exposições até ao dia 14 de Janeiro, no Museu do Canteiro em Alcains.


Um dos presépios em exposição
Um dos presépios em exposição


Data de publicação: 2006-12-13 16:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior