Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O voluntariado foi o tema central abordado neste encontro

Juventude Cruz Vermelha

“O voluntariado é uma das maiores expressões de cidadania”. Foi este o tema central do workshop sobre a Cruz Vermelha, realizado no passado dia 7, no Anfiteatro Padre Videira Pires da UBI.

> Ana Varela
> Daniela Silva

O workshop sobre a Cruz Vermelha foi organizado pela antiga direcção do Conselho de Estudantes de Sociologia da Universidade da Beira Interior (CESUBI) e serviu sobretudo para apresentar aos estudantes da universidade a organização da Cruz Vermelha Portuguesa.
Pedro Pina, membro da Cruz Vermelha e orador do workshop, referiu que o principal objectivo desta iniciativa “não era a captação de jovens voluntários mas sim o esclarecimento e a apresentação dos projectos que a instituição desenvolve”. De acordo com Pedro Pina “o voluntariado é uma das maiores expressões de cidadania e só pode ser exercido por aqueles que se identifiquem com os valores da instituição”.Os interessados no voluntariado da Cruz Vermelha Portuguesa receberão formação para serem credenciados pela instituição e desenvolverem correctamente as suas funções. O perfil dos voluntários é também analisado. Estes deverão respeitar e tolerar os outros indivíduos, possuir capacidade de adaptação e aprendizagem, iniciativa, uma atitude solidária, empatia, compromisso e capacidade de trabalhar em equipa.
A Cruz Vermelha tem já alguns projectos preparados para o próximo ano. “Copos: quem decide és tu” é um desses projectos e pretende sensibilizar os jovens relativamente ao consumo exagerado de álcool. A prevenção rodoviária é também visada neste leque de projectos, sob a forma de uma grande campanha a nível internacional. Durante o Verão voltará a acontecer uma campanha “sobre os riscos e perigos da época balnear, onde o cancro da pele é a problemática em destaque”, refere Pedro Pina. Para além destes projectos há ainda outros que são desenvolvidos a nível local pelos núcleos da Cruz Vermelha.
A generalidade dos participantes achou este workshop interessante e defendeu que é importante participar nestas acções para sensibilizar a juventude da importância do voluntariado na nossa sociedade. Germano Borges, presidente da antiga direcção do CESUBI, referiu que “a acção foi interactiva e por isso teve uma grande adesão e participação”. Considera ainda que “é importante fomentar o espírito do voluntariado”.


O voluntariado foi o tema central abordado neste encontro
O voluntariado foi o tema central abordado neste encontro


Data de publicação: 2006-12-12 09:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior