Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

A História da Covilhã contada por José Reis Barata

Num trabalho realizado em cerca de cinco anos, o autor propõem-se contar a história da Covilhã dos primórdios ao Século XV.

> Helder Filipe Prior
> Andreia Sofia Aleixo

A sala do Clube do Professor da Covilhã, situada no edifício Arte e Cultura da cidade, recebeu o lançamento do mais recente livro do historiador José Reis Barata. "Covilhã – Nascimento e Consolidação" é uma obra que se justifica " pela escassa informação que existia acerca das origens da cidade e do seu desenvolvimento até meados do século XV", refere o autor de uma obra que pretende caracterizar o panorama social e histórico da Covilhã. O dia 4 de Dezembro foi o culminar de um trabalho de estudo e pesquisa que durou cerca de cinco anos e que, segundo afirma o autor "ainda não está terminado já que é importante que as pessoas leiam o livro para o poderem criticar e lançar novas pistas sobre o surgimento da cidade".O livro apresenta um vasto conjunto de primeiras notas que abrange o período da fundação até 1415, data em que os portugueses conquistaram Ceuta.
Apresentado por Elisa Calado, Covilhã – Nascimento e Consolidação revela um profundo trabalho de pesquisa sobre uma época insuficientemente conhecida. Elisa Calado considera que "esta é uma obra que apresenta uma abrangência pluridisciplinar onde o autor procura interligar os aspectos históricos e geográficos que deram forma às gentes".
O propósito de José Reis Barata não foi fazer um balanço da história da Covilhã, "mas antes arrumar a casa e abrir as portas a todos aqueles que desejam conhecer esta maravilhosa cidade", sublinhou o antigo professor de Português e História, Joaquim Pereira, director da Escola Profissional Agrícola da Quinta da Lageosa. Joaquim Pereira define José Reis Barata como "um bom tertuliano" e considera que o amigo "fez um livro que se lê, consome, e no fim gosta-se".
A obra Covilhã – Nascimento e Consolidação pode agora ser encontrada nas livrarias da cidade.






Data de publicação: 2006-12-12 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior