Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O seminário teve lugar no Anfiteatro da Parada.

Empreendedorismo em debate

Avaliar, Proteger e Valorizar o Conhecimento foram as temas abordados no seminário que teve lugar no passado no dia 29 de Novembro na UBI.

> Lília Carvalho
> Andreia Carvalho

Defensores da cooperação entre empresas e universidades juntaram-se num seminário cujo tema foi “InovaRegistaReagir - da Ideia ao Mercado: Avaliar, Proteger, e Valorizar o Conhecimento “.
Mário Raposo , vice-reitor da Universidade da Beira Interior, começou por definir as linhas gerais do tema em debate, salientando depois que o desenvolvimento económico está cada vez mais relacionado com a inovação de produtos, para a qual contribui a aliança entre empresas e Universidades. “Aproveitar o conhecimento da universidade para a criação de empresas é a questão que está na ordem do dia”, referiu o vice-reitor.
Abordar todo o processo de criação de novas ideias até à sua concretização foi o tema exposto por Telmo Machado Vilela, director da Clarke, Modet & Cº Porto.
Aprofundando a relevância da ligação entre a Universidade e a empresa, Gustavo Marcos, da Universidade de Santiago de Compostela expôs a criação da Sociedade de Capital de Risco SA, uma empresa fundamental para que os projectos de inovação e transferência de tecnologia pudessem avançar, ultrapassando assim uma das barreiras do “Vale da Morte”, uma expressão que traduz as dificuldades que se colocam às empresas em crescimento.
Os seguintes intervenientes apresentaram alguns casos de sucesso, mencionando a importância de um ambiente propício à criação de empresas e das contrariedades que estas terão que superar ao longo do seu percurso.
Organizado pelo GAPI da UBI em parceria com a Clarke, Modet e Cº Porto, este evento teve como principal objectivo chamar a atenção para a necessidade de cuma maior cooperação entre as universidades e as empresas..


O seminário teve lugar no Anfiteatro da Parada.
O seminário teve lugar no Anfiteatro da Parada.


Data de publicação: 2006-12-05 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior