Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Uma das quatro universidades de Lisboa pode fechar

Universidade em Lisboa pode fechar

A reorganização da rede de estabelecimentos de Ensino Superior pode levar ao encerramento de uma universidade em Lisboa. A notícia é avançada pelo Diário Económico.

> Urbi

O Diário Económico de terça-feira, 5 de Dezembro adianta a possibilidade do governo encerrar uma das quatro universidades que actualmente existem em Lisboa. A notícia publicada naquele diário tem por base “um desabafo feito por Leopoldo Guimarães, reitor e candidato a um novo mandato na Universidade Nova de Lisboa (UNL) num debate que decorreu na reitoria da Universidade de Lisboa, quinta-feira passada”. Recorde-se que a capital do País tem, actualmente quatro universidades públicas, Nova, Clássica, Técnica e ISCTE. Quando comparado com a segunda maior cidade portuguesa, o Porto, onde apenas existe uma universidade, o número de estabelecimentos em Lisboa torna-se “elevado”.
Segundo aquele jornal, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, pretende já avançar com o encerramento de uma universidade, na capital “no próximo ano, seguindo as recomendações do relatório da OCDE que será divulgado na próxima semana”. Para tanto, uma das hipóteses pensadas pelo responsável, passa pela fusão de universidades existentes na rede pública, sobretudo, entre a Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Lisboa. “Para além do acordo que existe entre A Universidade Nova e os institutos politécnicos de Setúbal, e Santarém e o ISPA”, acrescenta a mesma publicação.
Todavia, para que esta medida seja implementada, “terá de existir a aprovação de uma nova legislação, porque neste momento não existe qualquer enquadramento legal para que estes processos possam avançar”, lembra o Diário Económico.
Também o mesmo jornal faz alusão “a um estudo que está a ser elaborado pelo Conselho de Reitores (CRUP) no futuro a população com condições de aceder aos estabelecimentos de ensino superior é maior no Porto que em Lisboa. Um fenómeno agravado pelo facto da oferta na região do Porto ser inferior à região de Lisboa. O estudo, coordenado por Leopoldo Guimarães, reitor da UNL, revela que Lisboa, com excepção dos cursos de Medicina e Arquitectura, não conseguirá captar alunos da região do Porto, a região com maior crescimento demográfico, enquanto as restantes regiões estão com uma demografia deficiente. Quanto ao futuro das instituições universitárias em Lisboa, Leopoldo Guimarães prevê um futuro pouco risonho: “Não queria ser pessimista, mas a região de Lisboa vai ficar com uma situação quase fratricida”.

Fonte: [Diário Económico]


Uma das quatro universidades de Lisboa pode fechar
Uma das quatro universidades de Lisboa pode fechar


Data de publicação: 2006-12-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior