Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Mesa das conferências

O saber ocupa sempre o melhor lugar

O Director da Biblioteca Nacional, Jorge Couto, esteve no IV Ciclo de Conferências Bibliotecas e Literacia que decorreu na Universidade da Beira Interior (UBI), onde falou da importância das Bibliotecas Digitais

> Paula Fernandes
> Isabel Pereira

“As Bibliotecas Digitais são bastante importantes para a dinamização da informação e para a democratização da cultura porque, à distância de um clic, o leitor tem acesso a um conjunto incrível de informação” defendeu Jorge Couto, Director da Biblioteca Nacional, durante o IV Ciclo de Conferências Bibliotecas e Literacia. O evento,  que decorreu no passado dia 30 de Novembro, teve  como objectivo caracterizar as identidades e os imaginários bibliotecários e de literacia no distrito de Castelo Branco e em Castilla y Léon.
João Afonso, coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, destacou  a “importância do programa que o Governo tem vindo a desenvolver e que consiste em dotar as escolas de uma biblioteca de modo a criar um espaço interactivo que forneça informação às crianças e docentes”. A familiarização com os livros, desde tenra idade, é uma tarefa que se deve incentivar e “o contacto com os livros muda, decisivamente, a vida das pessoas estando provado que o seu manuseamento é a primeira etapa para uma boa leitura” afirmou João Afonso, fazendo ainda referência ao “cenário constrangedor a que se vem assistindo, em Portugal, devido ao rápido e fácil acesso à Internet”. Este orador concluiu que em todo o país “a Covilhã é a cidade com mais bibliotecas escolares”.
Anabela Quelhas representou a Biblioteca Municipal da Covilhã e evidenciou a “relevância dos hábitos de leitura desde a infância, uma vez que é nesta idade que se deve desenvolver o gosto por começar a folhear um livro e a ver as primeiras imagens”.
As várias etapas sofridas pelos livros e o seu percurso desde a Antiguidade foi o tema da comunicação de António dos Santos Pereira, presidente do Departamento de Letras da UBI.
Maria da Graça Sardinha, também docente na UBI, é uma defensora acérrima da “importância da motivação para a leitura” e do facto “de os livros darem aos leitores perspectivas linguísticas, cognitivas e culturais”.
O Projecto Cojutra, integrado no Programa Interreg IIIA, foi o financiador destes ciclos de conferências, que têm vindo a ser organizados pelo Departamento de Letras em parceria com o Instituto Português de Juventude (IPJ). Na sua intervenção, o  delegado regional do IPJ, Miguel Nascimento, relembrou o seu passado enquanto aluno ubiano defendendo que “um licenciado na UBI pode estar à vontade, a nível profissional, em qualquer parte da Europa, tudo isto, graças ao ensino de grande qualidade que é ministrado na instituição”.


Mesa das conferências
Mesa das conferências


Data de publicação: 2006-12-05 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior