Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O prjecto vai ser testado na Covilhã

EDP investe meio milhão na Covilhã

A EDP – Energias de Portugal vai investir meio milhão de euros num projecto agro-florestal que permitirá reduzir anualmente em sete mil toneladas as emissões portuguesas de dióxido de carbono (CO2) até 2012.

> Notícias da Covilhã

O projecto que terá lugar na Quinta da França, na Covilhã, e é o primeiro projecto deste género em Portugal. Este cria sumidouros agrícolas para a absorção de CO2, ou melhor, é um tipo de cultivo que garante um efeito positivo no ambiente. António Mexia, presidente da EDP, considera que é uma responsabilidade importante nas empresas e que contribui para o Fundo de Carbono ajudando assim a cumprir o Protocolo de Quioto. O objectivo principal do Fundo Português de Carbono é financiar medidas que facilitem o cumprimento dos compromissos assumidos no âmbito do protocolo de Quioto sobre alterações climáticas. Na assinatura do contrato esteve presente o secretário de Estado do Ambiente que considera que se fossem 500 mil hectares, em vez de 500 hectares, permitiria acabar com o défice de carbono português.
Segundo a EDP o projecto consiste na gestão de pastagens, sementeira directa e florestação do local, trata-se da implementação de novos métodos de plantação e gestão das áreas cultivadas, certificando o carbono fixado e fornecendo um estímulo remuneratório aos agricultores. Este projecto permite ainda a florestação com espécies autóctones e uma melhoria das áreas agrícolas e pastorícias, aumentando assim a matéria orgânica no solo.


O prjecto vai ser testado na Covilhã
O prjecto vai ser testado na Covilhã


Data de publicação: 2006-12-05 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior