Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As bolsas de estudo para os EUA abrangem várias áreas de conhecimento

Bolsas de estudo para os Estados Unidos da América

O Centro de Informações Fulbrigt apresentou na UBI as bolsas concedidas pela Comissão Fulbright, para o próximo ano. Os apoios apresentados destinam-se a universidades portuguesas que queiram receber professores americanos, ou a licenciados, mestrandos ou doutorandos que pretendem seguir uma carreira académica nos Estados Unidos.

> Carla Abrantes
> Rosalia Rodrigues

"Incentivar o intercâmbio cultural entre os Estados Unidos e Portugal e divulgar os apoios disponíveis" foi o objectivo da sessão de esclarecimento acerca das bolsas Fulbright, na UBI, que contou com a participação de Otília Macedo Reis, directora executiva e Ricardo Reis, assistente de informação da Comissão Fulbright. A palestra decorreu na passada quinta-feira, 30 e deu a conhecer os apoios concedidos pela Fulbright, que vigoram a partir de 2007.
Em Portugal a Fulbright oferece quatro tipos de bolsas às quais podem concorrer instituições que pretendam receber professores americanos, profissionais que queiram aperfeiçoar as suas técnicas, professores que ambicionem prosseguir carreira nos Estados Unidos da América e estudantes que tencionem fazer o doutoramento nos Estados Unidos. Algumas bolsas abrangem todas as áreas de investigação, mas outras cingem-se a determinadas áreas de estudo.
A selecção dos bolseiros tem em conta o mérito e curriculum académico dos alunos, bons conhecimentos na língua inglesa, o resultado da realização de um teste de cultura geral e o desempenho numa entrevista feita em inglês. Para concorrerem a bolsas individuais, os candidatos devem ter uma licenciatura com um mínimo de quatro anos, o que impossibilita a candidatura de alunos formados no novo primeiro ciclo de Bolonha. Segundo Ricardo Reis “a possibilidade de serem aceites candidaturas de alunos com as novas licenciaturas é uma questão que permanece em aberto, mas uma vez que a definição do número de anos das licenciaturas em Portugal se encontra em período de transição, a situação vai permanecer inalterada”.
Ter a licenciatura completa à data de candidatura é um requisito essencial para todas as bolsas individuais e a média deve ser igual ou superior a 14 valores. A duração das bolsas pode variar entre três meses a três anos, conforme a bolsa pretendida e o financiamento varie entre dez mil a 25 mil dólares no primeiro ano de estudos.
O Centro de Informação Fulbright português fornece a informação necessária acerca das bolsas de estudo, do sistema de ensino norte-americano, de outros programas de estudos nos Estados Unidos e do processo de candidatura. Na UBI, os alunos podem dirigir-se ao Gabinete de Programas e Relações Internacionais (GPRI), para obterem informações acerca do programa de bolsas Fulbright para o próximo ano, ou consultar directamente o site e trocar informações com os membros do Centro de Informações Fulbright.

 


As bolsas de estudo para os EUA abrangem várias áreas de conhecimento
As bolsas de estudo para os EUA abrangem várias áreas de conhecimento


Data de publicação: 2006-12-05 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior