Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
João Queiroz é docente da UBI desde 1986

Perfil

> Eduardo Alves

João Queiroz está na UBI “praticamente desde que a instituição passou a ser Universidade”. Natural da cidade da Guarda, aí fez todo o seu percurso escolar, até ingressar na Universidade de Coimbra. Na “cidade dos estudantes” licencia-se em Bioquímica, corria o ano de 1986, e é também nessa data que vem “para ficar na UBI”. Ingressa na instituição como assistente estagiário. Foi então que, “depois de encontrar as condições necessárias para os planos de investigação e ensino” decide ficar na região que o viu nascer.
Há 20 anos na UBI, João Queiroz defende com toda a convicção “a Região Centro” em relação ao Litoral, região que tem as mesmas condições, mas na qual, ainda assim “as pessoas têm, por vezes, de se afirmar e provar algo mais que noutras zonas do País”, acrescenta.
Desde o passado dia 29 que é presidente do Conselho Científico da UBI e é a primeira pessoa a ocupar este cargo, que não o reitor da instituição. Com 42 anos de idade, Queiroz tem já 20 dedicados à UBI. Duas décadas que para além do ensino também compreendem a investigação. Nesta matéria tem já várias dezenas de publicações e estudos referenciados na base de dados internacional ISI. O mestrado na área da Engenharia Química foi feito em 1991, no Instituto Superior Técnico. É também nesse ano que passa a professor assistente da UBI. Depois surge o doutoramento, “já feito na UBI”, e também o cargo de secretário do Conselho Científico. No que respeita a cargos dentro da instituição, João Queiroz também já foi presidente do Departamento de Química e director do curso de Bioquímica.
Em 2002 fica em primeiro lugar num concurso para professor associado e faz a sua agregação, na área da Bioquímica, nesse mesmo ano. Já em 2003 passa a professor catedrático. Pelo meio, é também pró-reitor para a área do Sucesso e Promoção do Sucesso escolar. Depois passa a ser pró-reitor para a Saúde, cargo que o conduz até presidente da Faculdade de Ciências da Saúde. Actualmente é vice-reitor da instituição, e assume a presidência, quer do Conselho Científico, quer da Faculdade de Ciências da Saúde. Assume-se como um homem “organizado” e que gosta de “planear o tempo e as matérias” de que vai tratar. Viajar e ler são dois dos hobbies que mais aprecia.

“É extremamente importante que a UBI se afirme como um todo”

“As candidaturas a reitor hão-de surgir no próximo ano”

“A experiência da Saúde foi aliciante”


João Queiroz é docente da UBI desde 1986
João Queiroz é docente da UBI desde 1986


Data de publicação: 2006-12-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior