Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla presta apoio aos associados

Esclerose Múltipla

> Daniela Silva
> Ana Varela

A Esclerose Múltipla (EM) afecta mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, e, em Portugal estima-se que sejam cerca de 5000 casos. Atinge principalmente o sexo feminino, entre os 20 e os 40 anos.
A EM é uma doença inflamatória do Sistema Nervoso Central, que interfere com a capacidade do cérebro controlar funções como a visão, o caminhar, o falar entre muitas outras coisas. Os principais sintomas são a falta de coordenação, vertigem, dor facial, dormência, perda de visão e de audição, dor nos braços, desequilíbrio, perda de força muscular nos braços e pernas, fadiga, dificuldade em pensar, alterações de humor, entre outros.
Apesar de não existir ainda cura para a EM, existem muitos meios que ajudar os portadores a serem independentes e terem uma vida com qualidade. É neste meios que se englobam a fisioterapia, a hidroterapia, a psicoterapia e aconselhamento e alguns medicamentos como a cortisona.
Os portadores desta doença podem ser acompanhados e encontrar informações junto da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

[Voltar à página principal]


A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla presta apoio aos associados
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla presta apoio aos associados


Data de publicação: 2006-11-28 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior