Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O embaixador da Polónia reuniu-se com os alunos de Erasmus da UBI

UBI ganha novas fronteiras

O embaixador da Polónia esteve na UBI para “fomentar o intercâmbio” entre a instituição de Ensino Superior e aquele país de Leste.

> Eduardo Alves

Janusz Rydzykowski, embaixador da República da Polónia em Portugal esteve na passada semana na UBI. A visita deste representante à instituição de Ensino Superior teve como principal objectivo “aprofundar as ligações entre a UBI e aquele país de Leste”.
Segundo Manuel Santos Silva, reitor da UBI, os intercâmbios entre esta Universidade e a Polónia “começaram em 1989/90, com a troca de professores”. Ligação que se tornou ainda mais importante “com a vinda de vários docentes polacos para a instituição”. O responsável pela UBI lembrou que “os docentes polacos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da UBI”. Grande parte dos doutorados que a instituição apresentava nos seus quadros, “logo nos primeiros anos”, eram polacos. Esta ligação nunca se perdeu e hoje a Polónia é a nacionalidade que mais alunos envia para Erasmus na UBI.
O embaixador polaco encontra uma explicação para esta preferência. Para além da UBI ser uma instituição conhecida naquele país de Leste, “a cultura e a sociedade portuguesas são semelhantes”. Daí a preferência dos alunos polacos por terras lusas, no que respeita aos destinos do programa Erasmus. Janusz Rydzykowski aproveitou também esta deslocação à Covilhã para se reunir com os alunos polacos que actualmente estudam na UBI. O embaixador da República da Polónia anunciou a estes estudantes que a língua polaca vai ganhar novo fôlego no seio da academia covilhanense. A embaixada disponibilizou material didáctico para o Laboratório de Línguas da UBI. Para além deste contributo os representantes daquele país de Leste adiantaram que vai ser possível, caso exista um número de interessados suficiente, promover cursos de polaco na UBI.
Outra das novidades trazidas por Janusz Rydzykowski até à UBI pertence ao cinema. O embaixador da República da Polónia adiantou que estão a ser feitos todos os esforços para promover intercâmbios entre a licenciatura em Cinema da UBI e diversas instituições polacas do Ensino Superior que também leccionam nesta área. Para além destas ligações, dentro em breve serão projectos na UBI, filmes de realizadores polacos.


O embaixador da Polónia reuniu-se com os alunos de Erasmus da UBI
O embaixador da Polónia reuniu-se com os alunos de Erasmus da UBI


Data de publicação: 2006-11-28 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior