Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Eleições dos alunos para os órgãos

Foram eleitos, dia 23, os alunos para os três órgãos das Unidades Científico Pedagógicas da UBI. Com Bolonha, Fernando Jesus diz que o habitual mandato de dois anos terá de sofrer alterações

> Cátia Felício

Voltaram a ser fracas as eleições dos alunos para os órgãos. Mas, de acordo com o presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), o cenário parece agravar-se. As eleições dos alunos para a Assembleia da Universidade, Secção Pedagógica e Assembleia de Representantes da semana passada são prova disso. “As eleições para os órgãos são muito fracas”, realça.
Fernando Jesus diz que este ano foi mais complicado. Além dos prazos impostos, a situação complicou-se com a entrada de Bolonha. ”Este ano foi difícil. E daqui a dois anos ainda será mais difícil, porque nos órgãos os mandatos são de dois anos e agora com Bolonha tens cursos de três [anos]”. E explica que para as eleições não estão contemplados os alunos de mestrados, apenas os de licenciatura, que com Bolonha é de apenas três anos.
Com a duração dos cursos mais reduzida, o presidente da AAUBI diz que é complicado ter alunos de segundo ano a concorrer porque querem acabar o curso. “Normalmente os escolhidos são sempre pessoas do segundo ou terceiro ano. Que estão cá desde o primeiro mandato até ao fim”. Fernando Jesus alerta: “Vai ter que ser alterado. Ou os estatutos ou o regulamento. Porque de facto é impossível com Bolonha teres um mandato de dois anos”. A hipótese de serem caloiros a concorrerem para os órgãos também é complicada. E explica que mesmo entrem para os órgãos pessoas do primeiro ano na universidade “quando entram não fazem a mínima ideia nem sequer do funcionamento da universidade quanto mais de um órgão. Nem sabem sequer o que é que é”.
As listas normalmente são entregues por núcleo. Este ano devido ao tempo mais reduzido “não houve possibilidade de reunir os vários interessados”. Fernando Jesus diz ainda que houve distanciamento entre alunos e órgãos. Revela isto falta de interesse ou conhecimento por parte dos alunos para se candidatarem? O presidente da AAUBI aceita ambas as possibilidades e acrescenta que “com Bolonha as pessoas querem é acabar o curso”.






Data de publicação: 2006-11-28 00:03:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior