Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Este evento teve lugar no auditório principal do CHCB

Comissão de Ética apresenta conferência sobre cuidados paliativos

Teve lugar no dia 20 de Novembro, a Conferência da Dor, iniciativa levada a cabo pela Comissão de Ética do Centro Hospitalar Cova da Beira.

> Ana de Almeida
> Carolina Coimbra

Os aspectos humanos e clínicos dos cuidados paliativos foram abordados, dia 20 de Novembro, na Conferência da Dor, no auditório do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB). A organização esteve a cargo da Comissão de Ética do CHCB, que convidou profissionais da área para prestar o seu contributo.
No dia em que se comemorou o 14º aniversário da fundação da primeira unidade da dor em Portugal, actualmente Serviço de Medicina Paliativa (SMP) do CHCB, Lourenço Marques, Paula Sapeta e Fátima Simões expuseram as suas perspectivas.
Lourenço Marques, director do SMP do Fundão, considera o trabalho nesta área “exigente, aparentemente não muito atractivo e pouco reconhecido”. Assinalou o facto de Portugal estar atrasado cerca de duas décadas em relação ao resto da Europa, mas em direcção à aceitação da ideia de que a medicina serve também para cuidar, e não só para curar. Todos os oradores referiram a importância de salvaguardar a dignidade dos doentes terminais, pondo de parte o abandono tradicional por falta de cura, apelando à ética em todas situações.
Expressou-se também unanimemente a opinião de que os cuidados paliativos não passam apenas pelo alívio da dor, mas também por um acompanhamento contínuo do doente e da sua família, através de uma comunicação cuidada e tendo em conta as suas preferências. A família é apontada como membro vital numa equipa de cuidados paliativos que se encarrega de assegurar o direito à qualidade de vida. Essa equipa é constituída também por médicos, enfermeiros, psicólogos, auxiliares e assistentes religiosos.


Este evento teve lugar no auditório principal do CHCB
Este evento teve lugar no auditório principal do CHCB


Data de publicação: 2006-11-28 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior