Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Um dos momentos altos da peça

"Piolhos e Actores"

Uma peça bem humorada que contagiou todos os presentes subiu ao palco no penúltimo dia do Festival de teatro da Covihã que se realizou no auditório do Teatro das Beiras.

> Joana Barata
> Rita Brito

O auditório do Teatro das Beiras recebeu em acto único a peça "Piolhos e Actores". Do dramaturgo espanhol José Sanches Sinisterra, e com encenação a cargo de Castro Guedes, a peça foi apresentada pela Companhia de Teatro do Noroeste de Viana do Castelo, no dia 24 de Novembro.

É através de uma música envolvente e de mistério que sobe o pano. A peça conta a história da viagem de Solano e Rios, dois pobres comediantes que vão deabulando de aldeia em aldeia, mostrando os seus espactáculos para uma vasta plateia, tal como a que se encontrara no auditório. Os dois comediantes vão interagindo com o público questionando-o: "Que dia é hoje?", perguntam a dado momento. A linha ténue que outrora separava público dos actores seria transponível através das constantes abordagens, deixando antever que o público é a preocupação constante dos comediantes. No desenrolar do drama, os dois comediantes vão construindo as suas personagens, dando a conhecer o seu carácter. Solano ,desde sempre sério, transmite sentimentos como o ódio, a raiva ou o amor. Rios, a personagem mais folgada, exprime sentimentos de "suor" e "piolhos". Por entre as suas deabulações, as personagens vão criando os vários espaços, através da introdução de vários cenários que contrastavam com um intenso jogo de luzes, ao ritmo de muita musicalidade.

A peça da Companhia de Teatro do Noroeste termina com da mesma música envolvente que inicia o espectáculo, deixando o público reflectir sobre o próprio teatro e a sua relação com o público.

No final do espactáculo deu-se o habitual café concerto com a presença da banda "Anónima Nuvolari".


Um dos momentos altos da peça
Um dos momentos altos da peça


Data de publicação: 2006-11-28 00:04:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior