Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Sala multimédia do Laboratório de Línguas da UBI

Línguas Estrangeiras aprendem-se na UBI

A língua Italiana junta-se ao Inglês, ao Espanhol, ao Francês, ao Alemão e ao Russo através da leccionação de um Curso Livre com a duração de 90 horas

> Isabel Pereira
> Paula Fernandes

O Laboratório de Línguas, integrado no Departamento de Letras, é um espaço de promoção de línguas estrangeiras, desde 2004. Tem como principal objectivo proporcionar a aprendizagem de vários idiomas, tais como o Inglês, o Espanhol, o Alemão, o Russo, o Francês e o Italiano.
Na generalidade, os cursos são frequentados maioritariamente por alunos, docentes e funcionários da Universidade (90 por cento) e pela comunidade extra ubiana (10 por cento).
Os idiomas mais procurados são o Inglês e o Espanhol, apesar do Alemão e do Russo começarem a ganhar destaque nas preferências do público. As razões apontadas para cerca de 200 alunos quererem aprender novas línguas são a valorização pessoal, a curiosidade e também as exigências profissionais. Para além disso "a globalização dos mercados exige o conhecimento de várias línguas estrangeiras" diz Josué Milheiras, Técnico Responsável pelo Laboratório de Línguas. O Presidente do Departamento de Letras, Professor António dos Santos Pereira, acrescenta, ainda, que "estes cursos constituem, também, uma mais valia para os alunos da UBI e, em especial, para os que frequentarem a Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais que será, brevemente, leccionada nesta Universidade".
No que se refere aos alunos Erasmus, apesar de não frequentarem estes cursos, têm ao seu dispor todas as condições necessárias ao aperfeiçoamento das várias linguas.
Possivelmente, no próximo ano lectivo serão ensinados novos idiomas como o Árabe e o Mandarim, de forma a unir na Universidade da Beira Interior as línguas dos cinco continentes.


Sala multimédia do Laboratório de Línguas da UBI
Sala multimédia do Laboratório de Línguas da UBI


Data de publicação: 2006-11-28 00:03:59
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior