Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Mais de 55 pessoas doaram sangue, na semana passada, no Pólo IV da Universidade da Beira Interior

Menos dadores de sangue na UBI

Pouco mais de 130 alunos doaram sangue, na semana passada, na UBI. A assiduidade obrigatória às aulas foi o principal motivo para que fossem menos 70 pessoas inscritas que há um ano atrás

> Cátia Felício

O Instituto Português do Sangue (IPS) esteve nas manhãs de 21 e 23 de Novembro na Universidade da Beira Interior (UBI). A colheita de sangue, habitual nos meses de Maio e Novembro, juntou desta vez 136 pessoas. “Nesta universidade em particular devia haver uma recolha de manhã e de tarde. Porque há muita gente que está disposta a dar sangue, mas falaram que têm que ter uma assiduidade obrigatória às aulas”. Joaquim Paulo, médico do IPS justifica desta forma a diminuição de número de dadores face a igual período de 2005. Há um ano atrás, 197 pessoas estiveram na UBI para doar sangue. “Havendo uma colheita de manhã e de tarde ter-se-ia mais dadores”.
Por que é que tal não acontece actualmente? Joaquim Matos diz que tal poderá acontecer no futuro. “Cada vez que há uma brigada fazem-se relatórios e depois as coisas são alteradas”. Adianta que noutros locais já se efectuam colheitas de sangue nos dois turnos e que há a possibilidade da próxima recolha de sangue na UBI decorrer de manhã e de tarde. Após a colheita, o sangue vai para o IPS de Coimbra e será posteriormente distribuído pela zona centro de país.


Mais de 55 pessoas doaram sangue, na semana passada, no Pólo IV da Universidade da Beira Interior
Mais de 55 pessoas doaram sangue, na semana passada, no Pólo IV da Universidade da Beira Interior


Data de publicação: 2006-11-28 00:00:58
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior