Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Últimas - Edição: 355 - 2006-11-21

AAUBI vende equipamentos antigos

Já estão à venda, na secção desportiva da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), os antigos equipamentos das equipas de andebol, basquetebol, futsal e voleibol da UBI. A iniciativa surge na sequência das equipas da Universidade da Beira Interior terem começado a época desportiva 2006/2007 com novos equipamentos, renovando assim a imagem que se mantinha há cerca de dez anos.

[Desenvolvimento na próxima edição]
[ 2006-11-27 10:04:04 - Ler mais ]

 

Fundão quer escola com Ensino Superior

O presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes (PSD), anunciou ontem, quinta-feira, 23, um projecto para a construção de uma escola que poderá receber cursos de Ensino Superior público. O autarca prevê que a ambicionada escola possa custar entre quatro e cinco milhões de euros. O objectivo é que o espaço venha a ter várias valências, como pré-escola, 1º e 2º ciclo e Ensino Superior. A estrutura está prevista para a zona central da cidade, para o local onde actualmente funciona a praça municipal. Segundo o presidente da câmara, mesmo que o governo não comparticipe a obra (que gostava de iniciar em 2007), o financiamento pode ser obtido com a venda de parte daqueles terrenos a privados.
[ 2006-11-24 14:20:04 - Ler mais ]

 

Vítimas de violência doméstica conquistam protecção jurídica

As vítimas de violência doméstica da região da Beira Interior vão passar a contar com apoio e aconselhamento jurídico nos Gabinetes de Apoio à Vítima existentes no distrito de Castelo Branco. Este vai ser o resultado do protocolo que é assinado amanhã, 25, por Alzira Serrasqueiro, governadora civil do distrito albicastrense, e as delegações da Ordem dos Advogados de Castelo Branco, Covilhã e Fundão, pela mão dos seus respectivos presidentes Mário Ferro, Francisco Pimentel e Graziela Antunes. A cerimónia realizar-se-á pelas 17h00, na sede da Ordem dos Advogados da Covilhã.
[ 2006-11-24 14:18:34 - Ler mais ]

 

Mau tempo continua

Queda de árvores e pequenas inundações foram registadas esta madrugada no distrito de Castelo Branco. De acordo com a Agência Lusa, entre as 00:00 e as 08:45 de hoje, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco registou nove quedas de árvores na via pública, duas pequenas inundações e um desabamento de terras. Com excepção de Évora, Portugal Continental está hoje sob alerta laranja, o segundo mais grave na escala de alertas para mau tempo.
[ 2006-11-24 14:17:33 - Ler mais ]

 

UBI vence por 5-3 à U. Aveiro

A contar para a quarta jornada da Liga Universitária de Futsal (LUF), os ubianos receberam ontem a equipa da Universidade de Aveiro. Até ao intervalo o marcador estava 2-1 a favor da UBI. A vantagem manteve-se na segunda parte do jogo, com o resultado final de 5-3.
O primeiro golo do jogo foi marcado aos 13 minutos pela equipa de Aveiro. Mas logo aos 15 minutos Frederico Barata, da UBI, iguala o marcador. Três minutos depois nasce o segundo golo da equipa da casa através de Ricardo Simões. Depois do intervalo, os golos por parte da UBI foram marcados por Ricardo Macedo, João Laranjeira e Joel Melo.

[Desenvolvimento na próxima edição]
[ 2006-11-24 09:56:26 - Ler mais ]

 

Filarmónicas em concurso

Tendo em vista a promoção e qualificação da Bandas Filarmónicas da Região, a Delegação Regional da Cultura do Centro, com sede em Castelo Branco, organiza um ciclo de concertos que terá lugar no Cine-Teatro Avenida no próximo dia 26 pelas 16 horas.
[ 2006-11-23 18:15:24 - Ler mais ]

 

Forúm Proximidade na Aldeia Nova do Cabo

O 4º Forúm de Proximidade na Aldeia Nova do Cabo terá lugar no próximo dia 24, pelas 20.30 horas no Salão da Junta de Freguesia do Fundão. O evento é promovido pela Agenda Guardunha XXI, grupo que pretende garantir a preservação da Serra da Gardunha.
[ 2006-11-23 18:14:40 - Ler mais ]

 

Hoje há magusto

Hoje, 23 de Novembro, pelas 21 horas, na Capela Românica de S. Martinho, a Capelania da Universidade da Beira Interior e o grupo da Pastoral Universitária convidam toda a comunidade universitária a participarem na Eucaristia de abertura do ano lectivo e no magusto convívio que vão organizar.
[ 2006-11-23 17:21:01 - Ler mais ]

 

Em defesa da Caixa de Jornalistas

A Comissão Administrativa da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas vai reunir-se hoje, pelas 14h00, para discutir a possibilidade de "recorrer à tutela da Comunicação Social". O motivo está na " intransigência" do Governo em encerrar o subsistema de saúde já a partir de Janeiro próximo. Mais de mil jornalistas já subscreveram o manifesto "Caixa dos Jornalistas – um património a defender".
[ 2006-11-23 15:38:14 - Ler mais ]

 

"Quebra Nozes" na Covilhã

No próximo domingo, dia 26, pelas 21h30, poderá ver em palco uma história de amor entre Clara e o "Quebra- Nozes". O conto da autoria de Tchaikovsky será representado pelo Ballet Imperial Russo, num espectáculo que promete ser inesquecível.
[ 2006-11-23 15:08:47 - Ler mais ]

 
A escola vai recordar Rómulo de Carvalho

Escola Frei Heitor Pinto comemora Dia da Ciência

As comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica têm lugar, amanhã, sexta-feira, 24 de Novembro, um pouco por todo o País. A Escola Frei Heitor Pinto, na Covilhã, vai associar-se a esta iniciativa através da realização de uma palestra que terá lugar na biblioteca da escola, pelas 10 horas. No evento intitulado “Recordando Rómulo de Carvalho/António Gedeão” participam diversos docentes de escolas da região e da UBI.
[ 2006-11-23 13:55:49 - Ler mais ]

 
Falar sobre os diversos níveis de escolaridade em Portugal é um dos objectivos desta iniciativa

Debate Nacional sobre a Educação

Dia 24 de Novembro, amanhã, entre as 9.30 e as 16 horas irá ter lugar o Debate Nacional sobre Educação, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco. O debate é subordinado ao tema "Qualidade e Equidade na Educação" e é promovido pela Associação Nacional de Professores, Jornal Ensino Magazine, Semanário Reconquista, Assembleia da República e Conselho Nacional de Educação. Conta com as presenças de Ana Maria Bettencourt (Assessora da Presidência da República para a Educação, durante os mandatos de Jorge Sampaio) e Júlio Pedrosa (presidente do Conselho Nacional de Educação e ex-Ministro da Educação). As inscrições são gratuitas e a entrada é livre. Mais informações em www.debatereducacao.pt.
[ 2006-11-23 13:55:10 - Ler mais ]

 
As eleições decorrem na UBI até final da semana

João Queiroz é novo presidente do Conselho Científico

Através do processo eleitoral que decorre na UBI para os diversos órgãos da instituição foram ontem eleitos os presidentes das Unidades Científico-Pedagógicas e também o presidente do Conselho Científico. João Queiroz passa agora a ocupar o lugar de presidente do Conselho Científico e foi também eleito para presidente da Faculdade de Ciências da Saúde. António Fidalgo foi reeleito para presidente da Unidade de Artes e Letras e Luís Lourenço para as Sociais e Humanas. Paulo Moniz ocupa agora o lugar de presidente da Unidade de Ciências Exactas e Vitor Cavaleiro é presidente da Unidade das Engenharias.
[ 2006-11-23 10:42:08 - Ler mais ]

 

Mau tempo: ventos até 120km/h

As condições meteorológicas vão agravar-se a partir da manhã de hoje. Além de chuvas pontualmente fortes, a Protecção Civil anuncia que os ventos poderão atingir velocidades de 75 a 120 quilómetros por hora. Os níveis de precipitação acumulada deverão ser maiores a norte das serras da Estrela e de Montejunto. Prevê-se que o mau tempo se mantenha nos próximos quatro dias.
O distrito de Castelo Branco e da Guarda são dois dos oito distritos de Portugal que estão hoje em alerta laranja (risco moderado a elevado), em conjunto com Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Viseu, Coimbra.
[ 2006-11-23 10:18:05 - Ler mais ]

 

VII encontro NBI-SPEM

O núcleo da Beira Interior da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (NBI-SPEM) irá apresentar no próximo dia 25( sábado) uma sessão de esclarecimento e informação sobre a esclerose múltipla no Hospital Pêro da Covilhã. A sessão tem começo marcado para as 14h30 e terá entrada livre.
[ 2006-11-22 20:38:24 - Ler mais ]

 

Squash em Castelo Branco

O mais importante torneio para atletas nacionais está à porta e bem perto de quem vive no Interior! É já durante o próximo fim de semana, 24-26. Trata-se do evento que atribuirá o título de Campeão Nacional de Squash da Categoria A 2006 e, realizar-se-á no local emblemático para a Federação Nacional de Squash(FNS), e para o squash nacional: O Hotel Tryp - Colina do Castelo, em Castelo Branco. Com uma T-Shirt e certificado de presença para todos os participantes, o torneio distribuirá ainda perto de 900 euros em prémios pecuniários, sendo que o 1º lugar receberá 175€, bem como um troféu, e alojamento gratuito a todos os finalistas do Quadro Principal. Durante todo o evento o Hotel terá à disposição dos atletas todos os equipamentos desportivos e recreativos, além de ementas especialmente elaboradas para este evento. No dia 25, sábado, realiza-se o jantar de convívio, de muito agrado para os atletas e suas familias. Tiago Marques é o novo elemento da Direcção da FNS, e dedica-se de alma e coração ao projecto da actual equipa. O evento contará também com a presença de José Manuel Pimenta, de 70 anos,oriundo da Madeira, e o mentor desta actividade no continente, que já dura há 30 anos.
[ 2006-11-22 17:14:11 - Ler mais ]

 

Feira de Artesanato em Castelo Branco

O Mercado Coberto Municipal de Castelo Branco (Praça) recebe até ao final deste ano uma Feira de Artesanato. A variedade dos produtos é alargada, desde os hortícolas, da carne e do peixe que se podem lá encontrar todos os dias, como também será possível adquirir artigos de artesanato, como peças de baínhas abertas, artigos de têxtil/lar, de artes decorativas e rendas. O certame funciona de segunda-feira a sábado, das 8h00 às 13h00. Quem passsar por esta feira, os mais e menos curiosos, têm oportunidade de observar o trabalho das artesãs ao vivo.
[ 2006-11-22 17:14:04 - Ler mais ]

 

Futsal: UBI enfrenta U. Aveiro

A contar para a quarta jornada da Liga Universitária de Futsal (LUF), a equipa da Universidade da Beira Interior (UBI) recebe amanhã, às 18h00, a equipa da Universidade de Aveiro. O jogo realiza-se no Pavilhão Desportivo da UBI. Na última jornada, em Coimbra, os ubianos empataram a uma bola com a Associação Académica de Coimbra (AAC).
Neste momento, os ubianos lideram a classificação da Zona Sul, com quatro pontos acumulados nos dois jogos em que participaram. O melhor marcador da Zona Sul é também da UBI, Arménio Coelho, graças aos três golos marcados logo no primeiro jogo em casa, frente ao Instituto Politécnico de Coimbra.
Mais informações em:
http://www.futsal.com.pt/v2/luf/index.php
[ 2006-11-22 10:21:44 - Ler mais ]

 
O papel do público face aos media vai ser debatido na UBI

Jornadas de Comunicação

Começam hoje, dia 22 mais umas Jornadas de Comunicação, desta vez subordinadas ao tema "Comunicação de recepção: o público face aos media". O evento que terá lugar também durante o dia de amanhã, 23, realiza-se no pólo I da UBI, no anfiteatro 1 da Parada. As conferências prevista para o primeiro dia começam às 14.30 horas. Durante o dia de amanhã, 23, as actividades arrancam às 9.30 horas. [Desenvolvimento na próxima edição]
[ 2006-11-22 09:52:13 - Ler mais ]

 
Este caso continua a ser julgado a 13 de Dezembro

Julgamento do blogue “Chicken Charles” continua em Dezembro

Decorreu hoje no Tribunal da Covilhã a segunda sessão do julgamento sobre o blogue “Chicken Charles – o anti herói”. Um processo que chegou aos tribunais depois de uma queixa por difamação apresentada por Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, contra o alegado autor de um blogue. Nesta sessão foram ouvidas as restantes testemunhas de defesa. Este processo continua agora a 13 de Dezembro com a inquirição da última testemunha de acusação.
[ 2006-11-21 14:24:00 - Ler mais ]

 

Fórum Covilhã

À semelhança do Fórum Coimbra, também a Covilhã tem agora um fórum on-line (www.forumcovilha.com). O objectivo é que este seja um local de troca de informação sobre temas relacionados com a cidade covilhanense.
Entre os temas a debater estão o ensino (alunos, docentes e funcionários podem debater e comentar assuntos relacionados com a universidade), a sociedade e lazer (desporto, cultura, entre outros). Há ainda espaço para classificados (emprego; compra e venda), fórum e um espaço para que sejam publicadas sugestões ou denunciados problemas. O site de acesso é livre e para participar basta fazer o registo gratuitamente.
[ 2006-11-21 12:17:49 - Ler mais ]

 

Conferência na Ordem dos Engenheiros

Tessaleno Devezas, docente na Universidade da Beira Interior (UBI), vai estar dia 23, quinta-feira, no seminário anual “Inovação em Portugal: Cooperar para Competir”. A conferência decorrerá na sede da Ordem dos Engenheiros. Tessaleno Devezas falará no evento sobre “a globalização como processo histórico longo de evolução do sistema mundial, multidimensional, e quais as condições condições (políticas, sociais, …) que permitem colocar de novo Portugal neste caminho”.
Além de professor associado na UBI, no departamento de Engenharia Electromecânica, Tessaleno Devezas é também membro do Advisory Board of Technological Forecasting and Social Change, da Direcção do Research Committee on Sociocybernetics, do Editorial Board of Journal of Sociocybernetics, da International Kondratieff Foundation, da World Future Society e da World Futures Studies Federation.
[ 2006-11-21 11:47:03 - Ler mais ]

 

Sabugal exige viatura médica

Câmara Municipal do Sabugal contesta o encerramento das urgências do centro de saúde local. No entanto, no caso de tal se confirmar, a autarquia exige uma viatura médica de emergência como alternativa à urgência. A informação é avançada pela edição de hoje do jornal Público. O objectivo é que haja uma viatura médica de emergência para transportar os casos mais urgentes para o hospital. De acordo com a autarquia, se o Serviço de Atendimento do centro de saúde local fechar, as dificuldades da população no acesso à urgência aumentam. E justifica com o facto de não estar sediada nesta cidade, situada a cerca de 30 quilómetros da Guarda, uma viatura com estas características.
[ 2006-11-21 10:50:27 - Ler mais ]

 

Hoje, dá sangue!

Hoje, dia 21, há outra oportunidade de doar sangue. Entre as 9.30 e as 13 horas, no auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior. No próximo dia 23, quinta-feira, a recolha de sangue será no polo IV, durante o mesmo horário. No Fundão, em Silvares, também poder-se-á proceder a dádiva de sangue, durante a manhã (9.30 às 13) do próximo domingo, dia 26.
[ 2006-11-21 10:23:43 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior