Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Um docente da Universidade do Minho está a desenvolver uma cadeira de rodas omnidireccional

Inovação na Universidade do Minho

Uma investigação pioneira na área da ortopedia está a ser desenvolvida por um docente da Universidade do Minho.

> Diana Bento

A Universidade do Minho (UM) concebeu uma cadeira de rodas a partir de um robô futebolista que facilita a vida diária das pessoas com deficiência ou idosas.
Fernando Ribeiro, professor e um dos "pais" do projecto, considera que a cadeira, cuja concepção arrancou há três anos no seio do Grupo de Automação e Robótica da UM, vem revolucionar o dia-a-dia do utilizador. A cadeira de rodas, que o professor afirma como "única a nível mundial", está a ser fabricada pela empresa OrtoMaia, da Maia, que a vai expôr, dentro de dias, num certame de produtos médicos em Madrid.
O objecto, omnidireccional, consegue inverter o sentido, mantendo sempre a mesma posição no espaço, enquanto a cadeira convencional tem a necessidade de se mover pelo espaço. Se não houver o espaço necessário, a cadeira tradicional não pode executar essa manobra.
Para além desta vantagem, a cadeira será equipada, dentro de alguns meses, com sistemas informáticos complementares, nomeadamente o controlo remoto sem fios, sensores para evitar a colisão com obstáculos e um painel electrónico de controlo de funções na própria casa. A cadeira será apresentada amanhã, quarta-feira, no pólo de Guimarães da UM.


Um docente da Universidade do Minho está a desenvolver uma cadeira de rodas omnidireccional
Um docente da Universidade do Minho está a desenvolver uma cadeira de rodas omnidireccional


Data de publicação: 2006-11-22 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior