Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O mestrado em Reabilitação e Ambiente conta com diversas actividades práticas

Reabilitação e Ambiente de edifícios na UBI

O Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura vai promover um mestrado a pensar nos novos desafios colocados no mundo da construção e do ambiente. Este curso virado para profissionais de diversas áreas apresenta temáticas inovadoras.

> Eduardo Alves

Estão já inscritos 14 profissionais no mais recente mestrado promovido pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI. Uma nova formação na área da reabilitação e ambiente em construção que pretende dotar os participantes de conceitos científicos e competências aprofundadas para o estudo e investigação. Castro Gomes, docente responsável por este mestrado explica ainda que “outro dos objectivos passa também por criar mais espírito crítico nos participantes desta formação, de forma a que ganhem maior autonomia e responsabilidade profissional”.
Dos 14 participantes já inscritos neste curso, seis são arquitectos e sete engenheiros civis. Um dado que Castro Gomes destaca tendo em conta as diversas áreas que esta formação pode abranger. O responsável pelo mestrado lembra também que as diversas disciplinas que compõem esta formação contribuem para ao carácter “de banda larga” presente neste mestrado.
Um dos exemplos multidisciplinares desta formação está presente na disciplina de “Durabilidade dos Materiais”. No que diz respeito a este tema, os alunos foram levados a aprofundar o estudo dos problemas e mecanismos de deterioração dos principais materiais utilizados na construção civil. As tarefas realizadas em laboratório consistiram em ensaios de durabilidade e outros. Este tipo de testes foi também realizado no Centro de Óptica da UBI, onde se pode observar os fenómenos ligados à degradação dos materiais. Castro Gomes explica que este tipo de estudo possibilitou ainda conhecer, de forma profunda, “os ciclos de gelo, degelo e carbonatação que ocorrem em diferentes tipos de betões”. Outra das actividades realizadas no âmbito desta disciplina prende-se com o estudo, em microscópio “da alteração de madeiras devido ao ataque de insectos”.
Esta formação, da responsabilidade do Grupo de Construção do DECA decorre “nos moldes de Bolonha”, garante Castro Gomes. O director deste curso refere que “os alunos e os docentes desta formação estão empenhados em criar um grupo de aprendizagem com espírito crítico”.
Este mestrado conta também com disciplinas como Patologias da Construção, Ambiente e Conforto de Edifícios e Hermenêutica da reabilitação. Campos científicos que estão agora em voga com as políticas de recuperação dos centros históricos e de antigos edifícios. O responsável pela formação garante que os alunos “serão levados a interpretar os conceitos de reabilitação do ponto de vista científico e técnico”. Um objectivo que Castro Gomes espera atingir através “da compreensão, por parte dos alunos, de aspectos multidisciplinares”. Para além das aulas teóricas e das investigações mais práticas, a formação vai também ser complementada com seminários e palestras proferidos por especialistas de diferentes domínios da Engenharia Civil e Arquitectura, garante o responsável.


O mestrado em Reabilitação e Ambiente conta com diversas actividades práticas
O mestrado em Reabilitação e Ambiente conta com diversas actividades práticas


Data de publicação: 2006-11-21 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior