Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O ambiente fúnebre foi o pano de fundo de

Lotação esgotada no Teatro das Beiras

O auditório do Teatro das Beiras foi pequeno para acolher todos aqueles que queriam assistir ao espectáculo. Integrada no festival de Teatro da Covilhã, a peça Esta noite, Arsénico! subiu ao palco no passado sábado, dia 18.

> Filipa Pereira
> Isabel Amorim

“A Covilhã não seria a mesma sem o Festival de Teatro”, as palavras são de António João, espectador assíduo do Festival de Teatro da Covilhã, desde muito cedo sócio do Teatro das Beiras, António aplaude este tipo de incentivos à cultura nas cidades do interior. Da mesma opinião é Eugénia Pereira para quem estas actividades “deveriam acontecer mais vezes”. “A casa estava cheia”, refere, prova de que há muita adesão a estas iniciativas, “é preciso é que aconteçam mais vezes.”

A mentira, o adultério, o egoísmo, o amor, foram alguns dos temas levados a palco em Esta noite, Arsénico!, uma encenação da Companhia de Teatro de Almada, da autoria do italiano Carlo Terron. A peça contou com a interpretação de Teresa Gafeiro e Alberto Quaresma. Ela é Bice , uma mulher estéril, “viciada no trabalho” que administra uma agência funerária, ele é Lorenzo ,”um rato de biblioteca introspectivo” que é sexualmente impotente. Casados há 27 anos enfrentam a realidade das crises conjugais, a desconfiança e o tédio.

Esta noite, Arsénico! decorre na noite de passagem de ano, momento de grandes decisões em que é preciso recomeçar. A fim de reconquistar a paixão e o desejo dos tempos de juventude, Bice e Lorenzo, prometem pôr de lado todas as mentiras e numa sinceridade por vezes cruel tentam recuperar do “drama intolerável em que não acontece nada” no qual se transformou a sua relação.

Numa linguagem carregada de erotismo, por entre velas, caixões e todo um ambiente fúnebre, os actores falam-nos num tom que varia entre o cómico e o irónico.

Durante cerca de 90 minutos o público deixou-se envolver por este drama tão real e ao mesmo tempo coberto de humor e boa disposição, prova disso foram as gargalhadas ouvidas ao longo de toda a peça. Mas foi ao som do saxofone e do violoncelo que a noite terminou já no bar do Teatro das Beiras onde o público pôde assistir ao café-concerto com a banda Arcada Café Orchestra .

Num ambiente alegre e descontraído, embalados por uma música muito próxima do jazz, umas vezes mais suave e outras mais ritmada, os espectadores entregaram-se à conversa e houve até quem se atrevesse num pezinho de dança.

 


O ambiente fúnebre foi o pano de fundo de
O ambiente fúnebre foi o pano de fundo de "Esta noite, Arsénico!"


Data de publicação: 2006-11-20 23:55:54
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior