Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Teatro-Cine da Covilhã foi mais uma vez o palco do espectáculo.

Teatro Cine vive noite musical

O Teatro Cine foi palco, domingo, 12 de Novembro, de mais um concerto organizado pela EPABI onde a sua orquestra de cordas e o seu grupo musical emprestaram outros sons à noite covilhanense com acordes de música clássica.

> Cesar Duarte Ferreira

Numa altura em que se discute o futuro da instituição, devido ao corte nos fundos comunitários, a Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) mostrou à cidade o seu trabalho, com a continuação do seu ciclo de concertos. A secção de cordas, composta pela orquestra de cordas e pelo grupo de guitarras, foi apresentar o seu trabalho no Teatro-Cine da Covilhã.
Mais uma vez, este foi o palco escolhido, e numa sala onde os lugares disponíveis se revelaram escassos, os alunos da escola mostraram o porquê de serem considerados um factor de desenvolvimento cultural para a cidade e para a região. O grupo de guitarras do professor João Magalhães iniciou o concerto interpretando dois temas de estilos bem diferentes. O primeiro num estilo mais sul-americano com a “ Ária Brasileira nº 5” de Heitor Villa-Lobos para fechar com a "Autumn Song” de Erick Marchelie.
A seguir, a orquestra de cordas dirigida pelo maestro Rogério Peixinho, reviveu através dos seus instrumentos compositores que iam desde o século XVII, com Rameau ou Vivaldi até ao século XX com Bartholdy, recebendo no final a ovação da noite de uma assistência claramente satisfeita com o que ouvia, ao longo das duas horas de concerto.
No final do percebeu-se o trabalho da EPABI na Covilhã, resumido pelo maestro Rogério Peixinho “pelo objectivo de formar músicos profissionais, mas essencialmente de permitir a estes jovens conseguirem formação na área da música”.


O Teatro-Cine da Covilhã foi mais uma vez o palco do espectáculo.
O Teatro-Cine da Covilhã foi mais uma vez o palco do espectáculo.


Data de publicação: 2006-11-14 00:00:08
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior