Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Alunos das Palmeiras aprendem a constituir empresas

Alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã, vão aprender a constituir e gerir uma empresa, no âmbito de um projecto internacional de empreendedorismo, que vai implicar investimentos em dinheiro e a realização de produtos.

> Notícias da Covilhã

Cerca de 50 alunos vão ocupar parte do tempo curricular em aulas de empreendedorismo e a fazer produtos que depois terão de vender a outras escolas estrangeiras, revela João Paulo Mineiro, presidente do Conselho Executivo da Escola Quinta das Palmeiras. As transacções serão feitas através da nova empresa e trocando dinheiro real, parte do qual será investido pelos próprios alunos, enquanto "empresários".
"Todo o processo é supervisionado. Está definido que cada item não pode custar mais de 10 euros", explica o responsável. "Peças artesanais, chás e outros produtos com ervas aromáticas" são alguns dos exemplos do que será produzido, descreve. "O que se pretende é fomentar o empreendedorismo com uma experiência o mais real e motivadora possível", salienta o professor.
O projecto envolve directamente seis docentes da Escola Quinta das Palmeiras e foi lançado pelo CAIE - Centro de Apoio à Inovação e Empreendorismo, constituído pela Universidade da Beira Interior (UBI) e pelo Parkurbis - Parque de Ciência a Tecnologia da Covilhã. "Todo o projecto decorre na escola. Paralelamente, há reuniões de trabalho e monitorização constante feita em conjunto com o Departamento de Gestão e Economia da UBI", realça João Paulo Mineiro.
A Escola Quinta das Palmeiras vai ter relações "comerciais" com outros dois estabelecimentos de ensino das Astúrias, em Espanha. Para Maio de 2007 está prevista a realização de uma feira com todos os produtos resultantes do projecto. Até lá, os jovens vão aprender a constituir uma empresa, a estudar a imagem corporativa, a delinear estratégias de gestão e a comercialização de produtos. "Neste momento já estamos a fazer alguns produtos que vão constar do catálogo de comercialização", adianta à Lusa, acrescentando que todas as semanas "há duas aulas dedicadas ao empreendedorismo, na área de projecto".
O docente refere que "o trabalho é contínuo e ocupa parte das actividades não lectivas de todos os envolvidos". "Esta é uma experiência-piloto que queremos alargar a outras escolas da região e ao ensino básico", disse Ricardo Gouveia Rodrigues, docente do Departamento de gestão e Economia da UBI e um dos responsáveis pelo projecto. "Acreditamos que a sociedade empreendedora se faz a partir das escolas. Por isso, estamos a aplicar na Escola Quinta das Palmeiras uma metodologia que já vimos ter sucesso noutros países", afirmou, recordando que o objectivo do CAIE passa por "fomentar o empreendedorismo na região". "O objectivo final é que, para além de montarem o negócio, os alunos tenham lucro, tal como deseja qualquer empresário", sublinha.


Data de publicação: 2006-11-14 00:03:34
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior