Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A estrada que atravessa o Vale Glaciar de Manteigas necessita de obras

Câmara reclama obras “urgentes” na ligação aos Piornos

Cada vez que chove, a via fica intransitável devido à queda de pedras, efeitos da erosão. Há duas semanas isso aconteceu, daí que a autarquia peça ao Governo obras “urgentes” na estrada para os Piornos.

> Notícias da Covilhã

A Câmara de Manteigas reclamou na passada semana do Governo obras “urgentes” de alargamento da Estrada Nacional 338, que liga Manteigas- Piornos, para evitar que a via fique intransitável de cada vez que chove com intensidade, como aconteceu há duas semanas atrás.
Segundo o presidente da autarquia, José Manuel Biscaia, a via que faz a ligação entre a vila e a Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela, a estrada tem estado intransitável desde essa altura, quando chuvas intensas provocaram inundações um pouco por todo o País. Já estão a ser realizadas obras de reabilitação de muros e de limpeza da estrada, mas o autarca adianta que a via permanece fechada, "apenas sendo permitida a circulação para os veículos envolvidos nos trabalhos".
Como a EN338 é a única estrada que faz a ligação de Manteigas com a Serra e como os seus habitantes, segundo José Manuel Biscaia, necessitam de turistas "como de pão para a boca", a autarquia defende a realização de obras de alargamento e melhoramento do acesso, para evitar que a situação se repita ao longo do Inverno.
Os desmoronamentos de terras surgem em consequência do incêndio ocorrido no Verão de 2005, uma vez que a encosta do vale Glaciar do Zêzere por onde a estrada passa, ficou desprotegida e exposta à erosão. A Câmara Municipal de Manteigas refere, em comunicado, que as entidades responsáveis já foram alertadas "para os perigos decorrentes da erosão e da não contenção de taludes".
Contudo, acrescenta, "aproxima-se novo Inverno sem que sejam tomadas as necessárias medidas que permitam uma natural fluidez de trânsito numa via de acesso privilegiado à Torre". "A ocorrência de condições de pluviosidade acima da média levou por várias vezes ao condicionamento e ao corte, por vários dias, do trânsito, provocando graves danos às populações e transtornos aos turistas que visitam a Serra da Estrela", recorda a autarquia.
Tendo em conta os incómodos causados pela situação, José Manuel Biscaia já procurou sensibilizar o secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, para o problema, mas os contactos efectuados revelaram-se infrutíferos. "A Câmara Municipal continua a aguardar resposta do senhor secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações aos pedidos de audiência apresentados para que se encontre uma solução que resolva a precaridade e os perigos eminentes na travessia do percurso do Vale Glaciário mais emblemático do Sul da Europa", adianta a autarquia.


A estrada que atravessa o Vale Glaciar de Manteigas necessita de obras
A estrada que atravessa o Vale Glaciar de Manteigas necessita de obras


Data de publicação: 2006-11-14 00:00:36
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior