Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
> <strong>José Geraldes</strong><br />

O Hospital da Covilhã e os novos desafios

> José Geraldes

A classificação do Centro Hospitalar da Cova da Beira em quarto lugar entre os cinco melhores hospitais do País mostra, à evidência, que não é necessário ir para Lisboa, Porto ou Coimbra para se fazer um trabalho de excelência. A interioridade com todas as limitações que lhe são próprias, pode até ser um motivo para se ir mais longe na concretização de planos marcados pela ousadia. Como é o caso do Hospital Pêro da Covilhã.
O estudo feito pela Escola Nacional de Saúde Pública ligada à Universidade Nova de Lisboa que atribui o quarto lugar ao Centro Hospitalar da Cova da Beira, é marcado por uma grande exigência e não por qualquer tipo de amadorismo. Os critérios do estudo pautam-se por critérios internacionais habitualmente aplicados na análise dos melhores hospitais do mundo.
O professor Carlos Costa, coordenador do estudo, é um especialista na área da saúde com créditos firmados pela isenção, rigor e profissionalismo de alto gabarito. Aliás, todos os trabalhos de sua autoria têm a marca de uma honestidade intelectual a toda a prova. E não é pelos lindos olhos de quem quer que seja ou por publicidade de algum laboratório farmacêutico ou por pressões políticas que tira as conclusões que se impõem. Agradem ou não ao poder constituído. E fora de influências regionalistas.
O Centro Hospitalar da Cova da Beira figura entre os cinco melhores hospitais públicos de Portugal tendo por companhia o Hospital de S. João –Porto - 1º, Hospitais da Universidade de Coimbra – 2º, Hospital de Santa Maria - 3º – Lisboa e Hospital Egas Moniz - 5 – Lisboa. Claro que a classificação do hospital covilhanense cria novas responsabilidades aos seus responsáveis e a todos que lá trabalham, desde os recepcionistas ao pessoal administrativo e profissionais de saúde.
O mérito de uma instituição não é obra de uma só pessoa mas da envolvência de todos os que nela ganham o seu pão. E também do empenhamento com que desempenham as tarefas a cumprir.
Esta classificação não aparece por acaso. Resulta de um verdadeiro trabalho de formiga sem alardes nem exposições mediáticas mas cumprindo metas que se propuseram todas as direcções.
Faz bem sentirmos orgulho por esta classificação do Centro Hospitalar da Cova da Beira. Sem bairrismos bacocos mas com uma mentalidade aberta por termos consciência de que os padrões de exigência compensam. E de que os doentes acolhidos valem toda a dedicação.
E não só a Covilhã deve ter alegria por esta distinção mas também a Cova da Beira e toda a Beira Interior. Quem não sente alegria por saber que tem um Centro Hospitalar assim a cuidar do maior bem da nossa vida que é a saúde?
Com a Faculdade de Medicina a funcionar em pleno e a conclusão das novas instalações da Psiquiatria, o Centro Hospitalar pode ainda ir muito mais longe. Com centros de investigação de ponta e unidades médicas mais completas.
O quarto lugar dos cinco melhores hospitais levanta novos desafios que constituem também oportunidades para colmatar lacunas ainda existentes e iniciar planos de maior exigência.


Data de publicação: 2006-11-14 00:00:42
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior