Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Dina Marques defendeu a sua tese de mestrado no dia 7 de Novembro no Pólo IV da UBI

Competir no mercado da cortiça

O sector corticeiro português ao nível da competitividade empresarial foi ponto de partida para tese de mestrado de Dina Marques

> Cátia Felício

"Actualmente, apesar de continuarmos a ser o maior produtor e transformador de cortiça a nível mundial, há algumas dificuldades em combater os vedantes alternativos”. Este é o cenário traçado por Dina Duarte em relação ao sector da cortiça em Portugal. A tese de mestrado "Estudo do Sector Corticeiro Português ao Nível da Competitividade Empresarial" foi defendida pela candidata no dia 7 de Novembro, no Pólo IV da Universidade da Beira Interior (UBI).
Uma amostra de empresas por um lado e um estudo de caso por outro, sendo este último debruçado sobre a corticeira “Amorim e Irmãos” compõem este trabalho.
"O sector é competitivo. Poderá ser mais competitivo e para isso tem que investir mais em formação, investigação e tecnologia” são algumas das conclusões a que chegou a candidata. E adianta que uma das soluções para o sector da cortiça passa por “haver mais cooperação entre as pequenas empresas para que possam, de facto, melhorarem e serem mais competitivas, não se limitando à sua pequena dimensão”. “Amorim e Irmãos”, empresa líder no sector de cortiça, foi o caso escolhido para o estudo de Dina Marques.
Como decorreu a investigação? A candidata diz que, primeiro, houve uma abordagem às principais teorias, adoptou um modelo teórico para aplicar e partiu, de seguida, de uma amostra obtida através da Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR).
António de Sousa, docente da Universidade de Évora, assumiu o papel de arguente da tese. Mário Franco e João Ferreira, ambos docentes da UBI, também fizeram parte do júri a avaliar a tese, que teve a aprovação de bom com distinção.


Dina Marques defendeu a sua tese de mestrado no dia 7 de Novembro no Pólo IV da UBI
Dina Marques defendeu a sua tese de mestrado no dia 7 de Novembro no Pólo IV da UBI


Data de publicação: 2006-11-14 00:00:55
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior