Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
João Carlos Lanzinha, autor da tese de doutoramento

Recuperar as cidades

Uma tese de doutoramento na área da Engenharia civil foi ontem, 6 de Novembro, apresentada na UBI. O apontamento de novas metodologias para a recuperação de edifícios é o principal tema deste estudo.

> Eduardo Alves

Olhar para o património edificado de uma melhor forma é o apelo lançado pelo autor da mais recente tese de doutoramento em Engenharia Civil apresentada na UBI. João Carlos Gonçalves Lanzinha é o autor de um estudo intitulado “Reabilitação de Edifícios – Metodologia de Diagnóstico e Intervenção”.
Um estudo inédito que pretende “criar uma metodologia de diagnóstico que avalie a qualidade do nosso sistema construtivo com base não apenas em opiniões mas também em medidas e cálculo”, explica João Carlos Lanzinha. O autor deste estudo adianta que com os resultados de todo este processo se pode então partir para a recuperação de um edifício antigo “com o conhecimento de base do que é o imóvel”.
João Lanzinha sublinha também a necessidade de ser criada “uma consciência cívica que passe por apostar na recuperação do nosso património edificado, das nossas habitações”. Este engenheiro faz alusão ao facto de “já se ter interiorizado a necessidade de recuperar o património histórico”. Agora “tem de se de pensar naquilo que é o património edificado e no qual se vive o dia-a-dia”. Uma chamada de atenção para o facto dos centros das cidades estarem cada vez mais desabitados, e a maior parte da população querer habitar em zonas periféricas.
“Mesmo o poder político já entendeu que é necessário inverter esta situação”, revela João Carlos Lanzinha. O mesmo acrescenta que “os centros das cidades estão a ser desocupados e têm de existir políticas para inverter essa situação”. O autor da tese que apresenta uma nova metodologia de recuperação de edifícios garante mesmo que “é tão agradável viver num edifício recuperado no centro da cidade como numa nova casa na periferia”.
O júri desta tese foi composto por Vasco Manuel Araújo Peixoto de Freitas, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Luiz António Pereira de Oliveira, professor associado da Universidade da Beira Interior, Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito, professor associado do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, João Paulo Castro Gomes, professor associado da Universidade da Beira Interior e Vítor Manuel Pissarra Cavaleiro, professor associado da Universidade da Beira Interior.

> emss2677 @ gmail . com em 2006-11-07 10:32:11
Parabéns ao Professor João Lanzinha! A recuperação de edifícios é uma área de futuro com grandes perspectivas de desenvolvimento. Edgar Silva (antigo aluno de engenharia civil)


João Carlos Lanzinha, autor da tese de doutoramento
João Carlos Lanzinha, autor da tese de doutoramento


Data de publicação: 2006-11-07 00:02:34
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior