Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Cartazes e fotos sobre lugares históricos estão patentes na Biblioteca Municipal

Sítios arqueológicos

A Biblioteca Municipal da Covilhã acolhe exposição arqueológica sobre lugares históricos da Beira Interior. Mostrar os segredos do património histórico é uma das metas desta iniciativa.

> Luís Machado
> Manuel Fernandes

A Associação de Desenvolvimento, Estudo e Defesa do Património da Beira Interior (ARA) apresenta, através de um conjunto de posters, a exposição itinerante “25 sítios arqueológicos da Beira Interior”. Cada poster representa, de forma simples e amplamente ilustrada, um sítio representativo do património arqueológico de 25 concelhos da região interior. A exposição percorre cada um dos concelhos que aderiram ao projecto da ARA, encontrando-se presentemente na Biblioteca Municipal da Covilhã.
A exposição concentra-se sobretudo na Galeria da Biblioteca Municipal. No entanto, à imagem de uma rota arqueológica, os posters distribuem-se por um circuito que percorre as várias partes da Biblioteca incluindo as salas de leitura e a cinemateca. Inicialmente agendada para decorrer de 2 a 31 de Outubro a direcção da Biblioteca conseguiu que a exposição se mantivesse por mais tempo na Biblioteca, visto que, segundo Carlos Tavares, monitor bibliotecário, “o sucesso da exposição e a sua importância ao nível da divulgação do património cultural beirão na Covilhã assim o justificam”. A mostra vai estar patente até ao dia 12 de Novembro.
O conjunto de 25 posters e respectivo catálogo que acompanha as exposições resultaram de um desafio lançado pela ARA a um grupo de investigadores que têm realizado pesquisas arqueológicas por diversos concelhos da Beira Interior. Assim além da divulgação dos lugares, os posters proporcionam um conjunto de elementos históricos e arqueológicos acerca de cada lugar. Contactada acerca dos critérios de selecção dos sítios, a ARA disse-nos que “a escolha dos sítios recaíra não necessariamente sobre os lugares mais importantes em termos científicos, mas, em especial sobre aqueles que se encontram visitáveis e profundamente enraizados na memória colectiva das populações beirãs como testemunhos de um passado mais ou menos remoto”. A exposição abrange não só grande parte do território interior desde o Douro ao Tejo mas como também a maioria dos períodos históricos desde o Paleolítico a época contemporânea.
O projecto da ARA tem como principal patrocinador a Câmara Municipal de Trancoso, concelho no qual a ARA se formou. Por seu lado, cada município representado financia o poster relativo ao seu concelho.


Cartazes e fotos sobre lugares históricos estão patentes na Biblioteca Municipal
Cartazes e fotos sobre lugares históricos estão patentes na Biblioteca Municipal


Data de publicação: 2006-11-07 00:03:17
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior