Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Falar à população sobre a importância do Regadio da Cova da Beira foi o objectivo deste evento

A importância do regadio

A Junta de Freguesia do Ferro promoveu um workshop subordinado ao tema “Regadio da Cova da Beira, que perspectivas?”. Um evento que juntou técnicos de várias instituições na Casa do Povo do Ferro.

> Eduardo Alves

A Casa do Povo do Ferro acolheu, no passado sábado, 5 de Novembro, um workshop promovido pela junta de freguesia local. Esta iniciativa teve como principal objectivo “informar a população sobre a importância do regadio”, adianta aquele órgão autárquico em comunicado enviado à imprensa.
Paulo Tourais, presidente da Junta de Freguesia do Ferro, dirigiu a sessão que contou com João Afonso, chefe de projecto do Regadio da Cova da Beira, Luís Frexes, técnico de projecto, ambos em representação do Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica (IDRHA) e António Gomes, presidente da Associação de Beneficiários da Cova da Beira.
Estiveram em exposição para consulta popular os projectos do regadio e, de seguida foi explicado aos presentes o que é o Regadio da Cova da Beira, por onde passa e que mudança estruturante traz para a agricultura regional. Esta obra de engenharia tem um forte impacto nas suas zonas de influência com 57 quilómetros de canal e áreas regáveis de 12 mil hectares, sendo o Bloco do Ferro, constituído por 700 hectares.
Este evento, muito participado, foi um espaço privilegiado de troca de informação e esclarecimentos pelos agricultores do Bloco do Ferro e de Peraboa. Foram analisadas as suas implicações na agricultura e ao mesmo tempo foi dada a possibilidade aos agricultores cujas terras são abrangidas por este sistema, de se pronunciarem sobre aspectos técnicos e práticos.
Para Paulo Tourais, o regadio da Cova da Beira, peca por ser tardio. O presidente da Junta de Freguesia do Ferro manifestou o seu descontentamento pela falta de orçamento para a instalação dos sistemas de rega, que irão possibilitar a rega de todo o Bloco do Ferro, mudando a tradicional agricultura de sequeiro para regadio. Tourais lembra que com esta estrutura terminada “toda a Cova da Beira tem a ganhar”. Uma vez que “a sua localização central estratégica tem condições únicas de ser o grande produtor de hortícolas, não só de Portugal, mas também de grandes zonas de Espanha que é líder de mercado em culturas de sequeiro”.
O presidente da junta de freguesia local adianta também que vai promover um debate “entre produtores e distribuidores/consumidores tendo já dirigido o convite à Cooperativa Cova da Beira e à Frulact, que conjuntamente com os produtores irão analisar e debater os novos desafios agrícolas que o futuro próximo nos reserva.” Segundo o autarca “estes eventos integram-se na estratégia da Junta de Freguesia do Ferro contribuir para a manutenção da Freguesia como líder na produção de hortícolas, já que esta freguesia sempre foi reconhecida como a abastecedora das praças e mercados da região”.


Falar à população sobre a importância do Regadio da Cova da Beira foi o objectivo deste evento
Falar à população sobre a importância do Regadio da Cova da Beira foi o objectivo deste evento


Data de publicação: 2006-11-07 00:02:41
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior