Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

“Extramuros 2006” no Museu de Lanifícios

Exposição de escultura contemporânea já esteve nas Astúrias e está agora no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior. O terceiro ciclo de "Extramuros 2006" será em Inglaterra

> Cátia Felício

Depois de estar no Museu Antón, nas Astúrias (Espanha), ”Extramuros 2006”, exposição internacional de escultura contemporânea, está agora no Museu de Lanifícios. Inaugurada a 31 de Outubro, as criações artísticas estarão expostas até ao final do mês de Novembro na Covilhã.
”Extramuros 2006” é um projecto que inclui uma série de exposições de escultura contemporânea de intercâmbio internacional entre Portugal, Espanha e Inglaterra. Além do Museu de Lanifícios, na Covilhã, a iniciativa abrange o Museu de Antón, nas Astúrias (Espanha) e a galeria pública The Cube em Owestry, Chester (Inglaterra). A exposição está integrada no projecto de cooperação transnacional “Escultura e Paisagem no Arco Atlântico”, desenvolvido no âmbito do programa europeu de Iniciativa Comunitária Leader+.
Manuel Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), mostrou-se satisfeito. “É evidente que a universidade sente-se honrada por terem escolhido este espaço. De qualquer forma, penso que é desta forma que promovemos o desenvolvimento, que é um dos objectivos dos programa [Leader+]. Através de iniciativas como estas estamos a promover também o desenvolvimento regional”. Salientou ainda que este intercâmbio permite “promover um encontro de irmãos, de gente de Espanha, Portugal e Inglaterra que estão unidos num projecto novo”.
Na inauguração estiveram ainda presentes José Serra dos Reis, do projecto “Escultura e Paisagem no Arco Atlântico”, Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios, e ainda os parceiros deste projecto em Espanha e Inglaterra.
Porquê o nome “Extramuros”? A escolha tem uma explicação. Salustiano Rodríguez, coordenador do projecto “Escultura e Paisagem no Arco Atlântico”, explica que a designação “emerge como homenagem da exposição em territórios extra-urbanos, fora das grandes cidades”.
Pretendendo uma comunicação internacional, esta exposição reúne obras de doze escultores portugueses, entre eles Moreira das Neves, conhecido artista da cidade covilhanense. Outras criações artísticas expostas em "Extramuros 2006" são da autoria de João Antero, Paulo Neves, Rui Vasquez, Moisés e Luís Afonso.



"Extramuros 2006" foi inagurada dia 31 de Outubro no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior


Data de publicação: 2006-11-07 00:00:27
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior