Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A obra de Miguel Torga esteve em análise nesta tese

As mulheres de Miguel Torga

Estudar a personagem feminina nas obras de Miguel Torga foi o principal objectivo da tese de mestrado na área de Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica, apresentada na UBI.

> Eduardo Alves

“O Processo de Caracterização das Personagens Femininas em Vindima de Miguel Torga” é o título da mais recente tese na área de LCP apresentada na UBI. Um estudo que partiu da análise da escrita deste escritor e da importância que o mesmo deu às personagens femininas presentes no seu romance.
Liliana Isabel Bento Vieira, autora desta tese de mestrado adianta que “as personagens femininas em Miguel Torga desempenham uma complexidade e uma riqueza diferentes”. O principal factor para a autora deste estudo partir “à descoberta dos processos que levaram à construção destas personagens”.
Liliana Vieira recorda ainda que “Vindima” é uma obra “inserida na corrente neo-realista”. Embora “Torga não privilegia, nem o romancismo, nem o realismo, mas todavia, não se consegue afastar deles”, garante esta investigadora. Essa mesma razão “é evidente no facto de atribuir complexidade às personagens”, concluiu.
A tese obteve a nota final de Muito Bom e teve como júri João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, João Carlos Firmino Andrade de Carvalho, professor auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e Cristina Maria Costa Vieira, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.


A obra de Miguel Torga esteve em análise nesta tese
A obra de Miguel Torga esteve em análise nesta tese


Data de publicação: 2006-10-31 00:02:31
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior