Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A tese de doutoramento apresentada na UBI apresenta uma solução para a limpeza dos efluentes industriais

Combater a poluição

Combater o problema da poluição de cursos de água através da utilização de membranas e processos electroquímicos é uma das possibilidades práticas da tese de doutoramento na área da Química, apresentada na UBI.

> Eduardo Alves

António Miguel Pereira Cabral Forjaz Morão é o autor da tese de doutoramento na área da química que apresenta uma solução para o tratamento de efluentes industriais que transportem componentes de baixa biodegradabilidade.
Num estudo intitulado “Remoção de poluentes persistentes por tecnologias de membrana e processos electroquímicos”, este investigador apresenta uma forma de tratar, “com recurso a filtros específicos”, alguns concentrados químicos bastante poluentes.
Esta tese, que está também fundamentada em aplicações práticas realizadas numa empresas próxima da Covilhã, mostra a capacidade de limpeza de efluentes industriais “através da utilização de filtros com os quais se chega aos concentrados químicos”. Por sua vez, esta matéria poluente é depois “tratada com boro”, um material que está agora a ser aplicado para esta finalidade.
Uma técnica que tem como objectivo principal “o tratamento de efluentes resultantes das indústrias papeleiras, têxteis, químicas, etc”. Para além disso, com este processo “consegue-se também tratar efluentes que contenham lixiviados”, garante o autor do estudo. António Morão explica que “no caso dos tratamentos electroquímicos, as concentrações das matérias têm de ser elevadas, se se tratar de concentrados temos de trabalhar com filtros à escala molecular, capaz de lidar com compostos químicos”, como é o caso da solução apresentada nesta tese.
O autor do estudo destaca também “a modelação dos processos e a aplicação prática dos resultados”. No estudo prático deste processo “os resultados foram bons, no sentido de nos mostrar que a tecnologia de membranas pode resultar na remoção de alguns tipos de produtos de baixo teor de biodegradabilidade”.
Esta tese foi aprovada por um júri constituído por João Paulo Serejo Goulão Crespo, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Maria de Fátima Machado da Costa Farelo, professora associada do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Maria Teresa Pessoa de Amorim, professora associada da Universidade do Minho, Isolina Maria da Silva Cabral Gonçalves, professora associada da Universidade da Beira Interior, Ana Maria Carreira Lopes, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Maria de Lurdes Franco Ciríaco, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.


A tese de doutoramento apresentada na UBI apresenta uma solução para a limpeza dos efluentes industriais
A tese de doutoramento apresentada na UBI apresenta uma solução para a limpeza dos efluentes industriais


Data de publicação: 2006-10-31 00:02:38
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior