Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A DRABI multou a autarquia covilhanense em 30 mil euros

DRABI multa Câmara da Covilhã

A Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI) decidiu multar a Câmara da Covilhã em 30 mil euros. Uma coima que surge devida à urbanização “Quinta do Freixo”.

> Eduardo Alves

A novela “Freixogate” parece ter novos episódios. A DRABI enviou uma coima de 30 mil euros à Câmara da Covilhã na sequência da “análise detalhada” de todo o processo de licenciamento da urbanização “Quinta do Freixo”.
Uma área de terreno com várias centenas de metros quadrados, na freguesia da Boidobra é o alvo de toda a polémica. Segundo Rui Moreira, director regional da DRABI, “houve movimentações de terrenos em área de Reserva Agrícola Nacional”. Obras essas que segundo o mesmo responsável “estavam autorizadas pela autarquia covilhanense”.
Moreira diz por isso que “a câmara errou e vai ter pagar”. Este responsável chega mesmo a dizer que a comissão mandatada para analisar este caso concluiu que “houve conivência entre câmara e construtor”. Desta forma, o responsável pela construção vai também ter de pagar multa. Para o director regional de agricultura, “as terras que foram movimentadas têm de ser reposicionadas”. Uma acção que a DRABI não se importa de fazer, até porque “a conta vai depois chegar à autarquia”.
Confrontado com toda esta situação, Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã diz que a edilidade serrana “não vai pagar nada”. O autarca garante que “a câmara dispõe de sustentabilidade para rejeitar todas as acusações”. Na óptica do social-democrata a actuação de Rui Moreira não tem sido a melhor. Vai daí, Pinto aproveitou a presença de Jaime Silva, ministro da Agricultura, na Covilhã, para lhe pedir “que coloque em Castelo Branco alguém com nível”.


A DRABI multou a autarquia covilhanense em 30 mil euros
A DRABI multou a autarquia covilhanense em 30 mil euros


Data de publicação: 2006-10-31 00:01:20
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior