Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 352 de 2006-10-31 |
Baptismo dos Caloiros volta a cumprir-se
A cumprir a tradição em tons de farinha, centenas de caloiros foram baptizados no dia 25 pelo Fórum Veterano. Peter Pan Galaró ou Taliban Mutilado foram alguns dos nomes escolhidos
> Cátia FelícioTal como no ano anterior, o Baptismo dos Caloiros voltou a assinala-se no Pólo das Engenharias da Universidade da Beira Interior (UBI). Farinha e água foram os ingredientes deste dia de chuva em que cada caloiro foi baptizado com o respectivo nome de praxe. A imaginação foi regra máxima: Taliban Mutilado, Garganta Funda, Boi da Mania e Peter Pan Galaró foram alguns dos nomes escolhidos para os caloiros de diferentes cursos.
O ritual académico foi, mais uma vez, motivo para que muitas fotografias fossem tiradas, com o intuito de eternizar um dos momentos mais importantes para quem entra na universidade.
O instante em que a farinha caiu em cima dos caloiros assinalou o momento fulcral do baptismo ubiano. Este momento fez-se pelas mãos do Fórum Veterano. Pedro Manquinho, conhecido como Imperator graças às suas 12 matrículas e membro do Fórum Veterano, diz que no ano passado o baptismo ubiano correu “bastante melhor”. ”É uma tradição de muitos anos que tem mudado de sítio por condicionantes impostas pela instituição”.
Adianta ainda que “houve falta de organização por parte da instituição (UBI)”. Porquê? Pedro Manquinho explica que, apesar do Fórum Veterano ter confirmado tudo na Segunda-feira, quando chegou a hora, às 14h de Quarta-feira, os funcionários da UBI ainda não estavam avisados do que se iria passar. Em comparação com anos anteriores, diz ainda que foi tudo mais calmo, até porque o espaço não proporciona mais.
Multimédia