Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A conferência decorreu no anfiteatro 8.1 da Universidade da Beira Interior

Rolamentos e a sua aplicação na indústria

Javier Escudero esteve na UBI para falar sobre rolamentos: quais os tipos existentes, como identificá-los e ainda qual a sua duração de vida

> Cátia Felício

No seminário “Rolamentos - Aplicações na Indústria”, Javier Escudero, engenheiro industrial, explicou aos alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) vários aspectos dos rolamentos. O que são, como distingui-los, quais os tipos existentes, qual a sua duração de vida e a montagem destes rolamentos foram alguns dos pontos abordados.
O evento realizou-se dia 25, Quarta-feira, na sala 8.1 da Universidade da Beira Interior (UBI). Javier Escudero formou-se na Escola de Engenheiros de Madrid e esteve um ano em formação no departamento de engenheiros de SNR em França.
Neste seminário apresentou vários tipos de jaulas: a moldada, a mecanizada de bronze, a embutida e a mecanizada de resina fenólica. De acordo com o engenheiro, a moldada é muito utilizada na indústria automóvel e a mecanizada de bronze é considerada a mais resistente.
No que toca à estanqueidade, focou-se nas funções e tipos. Além de abordar as estanqueidades mais comuns, disse que “com o fim de nomear e reconhecer um rolamento segundo as suas propriedades, estabeleceu-se uma simbolização”. Javier Escudero explicou ainda que, no que toca aos rolamentos, o primeiro algarismo do código de série indica o tipo de rolamento. E exemplificou dizendo que se o código de série começar por seis indica um rolamento radial de uma fileira. Se começar por três o rolamento é cónico e no caso do quatro ser o primeiro algarismo estamos perante um rolamento radial de dupla fileira. Mas existem muitos mais. “O símbolo é vital para identificar todas as suas capacidades”.
Em relação à morte dos rolamentos, Javier Escudero definiu rolamento como uma peça que não sofre. “A morte de um rolamento é uma morte natural. Deve-se à fadiga ou a uma série de causas exteriores", e exemplificou com o caso da esfoliação por fadiga.


A conferência decorreu no anfiteatro 8.1 da Universidade da Beira Interior
A conferência decorreu no anfiteatro 8.1 da Universidade da Beira Interior


Data de publicação: 2006-10-31 00:00:52
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior