Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Nelson Antunes defendeu a tese de mestrado na passada Quinta-feira, no pólo IV da UBI

Qual a motivação dos enfermeiros?

Descobrir a motivação dos enfermeiros dos hospitais do distrito de Castelo Branco foi ponto de partida para a tese de mestrado de Nelson Antunes

> Cátia Felício

Motivação é a palavra chave da tese de mestrado de Nelson Antunes. “A motivação dos enfermeiros dos Hospitais de Distrito de Castelo Branco” nasceu de um estudo exploratório, para o qual foram feitos vários inquéritos. A prova de mestrado decorreu dia 26, Quinta-feira, no Pólo IV da Universidade da Beira Interior (UBI).
Nelson Antunes aborda na tese a influência do vínculo laboral e acredita que é a motivação que as faz as pessoas trabalharem. “Se os inquéritos fossem feitos daqui a uns anos certamente os resultados seriam diferente”. Conversou ainda com vários enfermeiros e descobriu alguns dos factores que contribuem para seu desenvolvimento profissional. “Contribui mais a prática do dia-a-dia do que todas as formações que se possam fazer ao longo da vida”.
Recorreu ao estudo exploratório, que diz ter sido útil pois “foi um ponto muito importante para saber como deveria conduzir a minha investigação”. Nelson Antunes confessa ainda que foi uma surpresa descobrir que os enfermeiros contratados procuram um desenvolvimento profissional e pessoal que não acontece com os que estão no quadro”. De certa forma, explica, os do quadro acomodam-se à sua situação enquanto os contratados, “apesar de não terem vínculos com o Hospital, são os que têm melhor desempenho”.
Esta tese de mestrado teve como arguente Maria de Fátima Oliveira, professora da Universidade de Évora. A integrar o júri estiveram também Ana Ussman e Mário Franco, ambos docentes da UBI. De acordo com Mário Franco, a palavra motivação por si só já é muito importante e “no contexto da saúde é ainda mais importante que em qualquer outro contexto”. Adianta ainda que “em termos estatísticos, o trabalho está bem sustentado”. A tese foi aprovada com a classificação de muito bom.


Nelson Antunes defendeu a tese de mestrado na passada Quinta-feira, no pólo IV da UBI
Nelson Antunes defendeu a tese de mestrado na passada Quinta-feira, no pólo IV da UBI


Data de publicação: 2006-10-31 00:00:52
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior