Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A conferência “Auto-conceito e sucesso escolar no ensino básico” decorreu dia 27 de Outubro na sala 6.1, na UBI

Medo do fracasso condiciona desenvolvimento intelectual

Situações em que a inteligência pode falhar e fontes de fracasso explicadas por Luísa Faria na conferência “Auto-conceito e sucesso escolar no ensino básico”

> Cátia Felício

O medo do fracasso e até mesmo do sucesso, assim como a falta de concentração, são alguns das fontes de fracasso que impedem o desenvolvimento intelectual. A ideia foi deixada na conferência “Auto-conceito e sucesso escolar no ensino básico” por Luísa Faria, docente doutorada na área de psicologia. Neste evento realizado na Sexta-feira, dia 27, na Universidade da Beira Interior (UBI), Luísa Faria disse que há várias fontes de fracasso que impedem o desenvolvimento intelectual.
“Há alunos com aptidões que não conseguem levar a cabo as tarefas a que se propõem e outros com menos aptidões que têm um melhor desempenho”. Acrescenta ainda que a falta de motivação tem o seu grau de influência. Referindo que ”a construção do auto-conceito tem na sua génese necessidades”, a docente salienta que o papel do “outro” é fundamental nesta construção.
O que impede o desenvolvimento intelectual? Luísa Faria aponta várias causas. Medo do fracasso, incapacidade para iniciar projectos/acções tarefas, distractibilidade e falta de concentração, são apenas algumas das fontes de fracasso. Também a pouca ou demasiada auto-confiança e o medo do sucesso podem ser condicionantes. ”O medo do sucesso pressiona-nos do ponto de vista social”, nota.
Além de doutorada, é também professora associada com agregação do Grupo de Psicologia e acredita que “a escola é uma das culpadas pela falta de balanço entre o pensamento analítico e o pensamento sintético”. Em vez de desenvolver o pensamento sintétito (criativo), a escola foca-se principalmente no pensamento analítico, explica a docente. “Conjunto de atitudes, sentimentos e conhecimentos acerca das capacidades, aparência e aceitabilidade social próprias” é a definição de auto-conceito que a docente considera mais apropriada.


A conferência “Auto-conceito e sucesso escolar no ensino básico” decorreu dia 27 de Outubro na sala 6.1, na UBI
A conferência “Auto-conceito e sucesso escolar no ensino básico” decorreu dia 27 de Outubro na sala 6.1, na UBI


Data de publicação: 2006-10-31 00:00:45
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior