Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Esta estrutura vai dar apoio ao comércio de fruta no Fundão

Mercado abastecedor do Fundão abre em Dezembro

A nova infra-estrutura custa cinco milhões de euros e está localizada na Zona Industrial. O objectivo é apoiar a comercialização de produtos horto-frutícolas.

> Notícias da Covilhã

O mercado abastecedor do Fundão vai abrir no mês de Dezembro. Quem o assegura é o vereador da autarquia fundanense, Paulo Fernandes.
A nova infra-estrutura vai dedicar-se à comercialização de produtos horto-frutícola. O investimento ronda os cinco milhões de euros, comparticipado a 50 por cento por fundos comunitários, numa área de cinco hectares da Zona Industrial do Fundão. "As obras estão na fase de acabamentos, os espaços de entreposto, para as maiores organizações, estão totalmente vendidos, enquanto na zona de mercado, para pequenos produtores, falta vender menos de 20 por cento das bancas", refere o autarca.
Apesar de ainda não adiantar números, Paulo Fernandes garante que o mercado abastecedor do Fundão tem assegurada a presença de organizações de produtores locais e grandes grossistas nacionais. "Este será um dos elos fundamentais para comprar e vender os produtos da região", realça.
A Câmara do Fundão é o sócio maioritário do mercado abastecedor. Além de ordenar os produtores num único espaço, o autarca acredita que a estrutura vai qualificar a fileira de produtos horto-frutícolas da Cova da Beira e região envolvente. "Ao estarem lado-a-lado e com acesso a grandes clientes, os produtores vão ter de dominar melhor a qualidade dos seus produtos para serem competitivos" , sublinha.
Ainda segundo Paulo Fernandes, "está a ser estudada a criação de um leilão dentro do próprio mercado para produtos horto-frutícolas". A iniciativa "inédita, pelo menos na região", tem como objectivo facilitar o mercado ao "permitir escoar todos os lotes de produtos".


Esta estrutura vai dar apoio ao comércio de fruta no Fundão
Esta estrutura vai dar apoio ao comércio de fruta no Fundão


Data de publicação: 2006-10-31 00:00:50
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior