Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As duas obras apresentadas no salão nobre da   autarquia falam sobre a Covilhã

Covilhã com mais dois livros

Integrada no programa de comemorações do Dia da Cidade estava a sessão de apresentação de dois livros sobre a Covilhã. Desporto e indústria são as áreas abordadas nestas obras.

> Eduardo Alves

O salão nobre dos Paços do Concelho da Covilhã acolheu a cerimónia de lançamento de dois livros sobre a cidade neve. Aos autores das obras juntaram-se familiares, amigos e políticos que assistiram a mais um “episódio cultural de relevância para a cidade”, como classificou Carlos Pinto, presidente da autarquia serrana.
O Movimento Operário da Covilhã – 1890 a 1907” é o título da obra de António Rodrigues Assunção. Um livro de mais de 500 páginas que faz o retrato fidedigno “de uma época de fome, mas também de mudança na cidade”, diz o autor. Este livro surge após uma pesquisa detalhada de documentos e publicações sobre a actividade relacionada com os lanifícios na cidade da Covilhã. António Assunção nasceu na freguesia de Mosteiro, no concelho de Santa Maria da Feira, mas desde cedo que veio leccionar Filosofia para a cidade neve. Hoje é professor na Escola Pêro da Covilhã e considera como sua “a cidade montanhosa”. Nos planos do autor está já a continuação deste livro.
Também na mesma altura, Fernando Sousa Gomes apresentou o seu livro. Uma obra intitulada “C.C.D. Leões da Floresta, 50 anos de existência” e tal como o nome indica, descreve os principais momentos de um dos mais míticos clubes covilhanenses. Em cerca de 80 páginas, este antigo agente da Polícia de Segurança Pública relata as principais conquistas desportivas alcançadas pelos associados da colectividade covilhanense. Com fotos e tabelas classificativas de diversas modalidades, Fernando Gomes mostra “a importância desportiva e cultural de uma das principais associações do concelho”.


As duas obras apresentadas no salão nobre da   autarquia falam sobre a Covilhã
As duas obras apresentadas no salão nobre da autarquia falam sobre a Covilhã


Data de publicação: 2006-10-24 00:03:33
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior