Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Centro Hospitalar da Cova da Beira deve servir toda a região

Estudo recomenda apenas um bloco de partos na Covilhã

O estudo encomendado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro à Escola Nacional de Saúde Pública, para avaliar a oferta dos cuidados de saúde na Beira Interior, sugere que apenas um bloco de partos, com as especialidades associadas, deve ficar aberto na região.

> Notícias da Covilhã

As conclusões do mais recente documento sobre as maternidades na Beira Interior apontam o Centro Hospitalar Cova da Beira como a unidade escolhida para permanecer com a maternidade, apesar de o documento referir que aumenta o tempo médio para se chegar ao hospital.
O que é proposto não coincide com a promessa feita pelo primeiro-ministro, José Sócrates, que falou na manutenção de dois blocos de partos. Qual a encerrar, seria uma decisão do futuro Centro Hospitalar da Beira Interior, que integra os hospitais da Guarda, Castelo Branco e o Centro Hospitalar Cova da Beira (Fundão e Covilhã).
De resto, esta é outra divergência em relação ao estudo, segundo o qual o que deve ser criado é um Centro Universitário da Beira Interior. O documento discorda também no que toca à proposta para a redistribuição de valências acordada pelas administrações das três entidades hospitalares. Algumas especialidades que as administrações estipularam ficar em determinada unidade, no estudo aconselha-se a que fique noutra. Entretanto a ARS já esclareceu que o estudo não é vinculativo.
No caso do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) as três administrações negociaram que ficaria com as especialidades de Endocrinologia, Genética Médica, Medicina Reprodutiva, Hematologia, Medicina Física, Neurologia e Pedopsiquiatria e Anatomia Patológica. O parecer da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa entende que a Covilhã e Fundão devem ficar como unidades de referência nas áreas de Dermatologia, Psiquiatria, Ortopedia, Unidade de Queimados, Obstetrícia e Neonatologia.
João Casteleiro, administrador do CHCB, salienta que na maior parte o estudo e a opinião das três estruturas hospitalares da região coincide. “Há sempre acertos a fazer e é sempre possível limar arestas. O mais importante é fazer o melhor pelas populações e atrair para a região áreas que nos fogem”, sublinha.


O Centro Hospitalar da Cova da Beira deve servir toda a região
O Centro Hospitalar da Cova da Beira deve servir toda a região


Data de publicação: 2006-10-17 00:00:44
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior