Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Celorico da Beira quer um museu pedagógico

Celorico quer museu do vento junto ao Parque Eólico

O objectivo da Câmara é a criação de um museu que funcione, em termos pedagógicos, para alertar para a necessidade das energias renováveis. A autarquia quer aproveitar para o efeito construções em granito já existentes.

> Notícias da Covilhã

A Câmara de Celorico da Beira quer instalar um museu dedicado à temática do vento, no local onde está a ser construído o primeiro Parque Eólico do concelho, disse à Lusa o presidente José Monteiro. Segundo o autarca, "numa altura em que tanto se fala no Parque Natural da Serra da Estrela, no paisagismo e no turismo sustentado", o objectivo é criar um espaço pedagógico associado ao parque eólico a inaugurar durante o mês de Outubro pela empresa GAMESA Energia Portugal S.A.
Para a instalação do museu, José Monteiro preconiza o aproveitamento de construções em granito já existentes na área do parque eólico de Videmonte - Vide Entre Vinhas, também denominado Parque Eólico da Serra do Ralo. "Penso que na zona do Parque Eólico podemos incluir um museu do vento, para ser visitado por qualquer pessoa, desde as camadas mais jovens até à terceira idade", refere o autarca socialista.
O espaço museológico permitirá que os visitantes adquiram "conhecimento base sobre como se constrói um parque eólico, qual a sua funcionalidade e objectivos", defende. "E depois - acrescenta - com uma visita guiada, as pessoas poderão verificar 'in loco' todo o processo que é descrito no próprio museu".
Tendo em conta as dificuldades financeiras do município, que impedem que a autarquia avance sozinha com o projecto que ainda não passa de uma intenção, o presidente da Câmara de Celorico da Beira tenciona envolver vários parceiros na sua execução, especialmente a empresa construtora do Parque Eólico. "Estive a falar com os administradores da GAMESA, gostaram imenso da ideia e ficaram completamente receptivos", revela.
O Parque Eólico de Videmonte - Vide Entre Vinhas, que está na fase final de instalação, devendo ser inaugurado este mês, situa-se na área do Parque Natural da Serra da Estrela, é composto por dezasseis aerogeradores com uma potência de dois megawatts (MW) cada um e representa um investimento de cerca de 10 milhões de euros. Quando começar a funcionar, o município vai arrecadar contrapartidas financeiras resultantes de um protocolo celebrado com a empresa construtora. "Durante os 32 anos de exploração do Parque, a Câmara vai beneficiar de uma percentagem de 2,5 por cento sobre a facturação total da energia produzida", adianta José Monteiro.
Ainda segundo o autarca, estão projectados mais dois parques eólicos para o concelho de Celorico da Beira, concretamente para as serras de Prados e Linhares da Beira, também na área do Parque Natural da Serra da Estrela.


Celorico da Beira quer um museu pedagógico
Celorico da Beira quer um museu pedagógico


Data de publicação: 2006-10-17 00:00:07
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior