Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Estas duas companhias de teatro vão apresentar este projecto conjunto

Teatro das Beiras e do Montemuro

O Teatro das Beiras e o Teatro do Montemuro estão a trabalhar há algum tempo em conjunto na co-produção de uma peça teatral. A ante-estreia tem lugar em Montemuro amanhã quarta-feira, 18, e a estreia oficial está agendada para sexta-feira, 20, às 21h30, no Auditório da companhia covilhanense.

> Notícias da Covilhã

Intitulada “Ubelhas, Mutantes e Transumantes”, a peça é baseada num texto de Abel Neves, encenada por Gil Salgueiro Nave e interpretada por Inês Mexia, Miguel Telmo, Pedro Fiúza, Sofia Bernardo – todos do Teatro das Beiras – e Abel Duarte, Eduardo Correia, Paulo Duarte e Tanya Ruivo – do Teatro de Montemuro.
A história trata das relações entre personagens de dois lugares distintos da Serra – em Cima e em Baixo – onde prospera o negócio dos têxteis e da lã. Em Cima é a pastorícia com a tosquia das ovelhas e o fabrico do queijo. Em Baixo, na cidade, é a indústria têxtil.
Lã Monte, homem gotoso e aldrabão, é o dono do negócio no Cimo da Serra. Monte Fio, viúva alegre e gananciosa, é a patroa da fábrica na cidade. Desejando ambos ser donos de tudo, os dois querem “comer-se” um ao outro pondo, para tal, em prática, vários planos mais ou menos rebuscados e maquiavélicos para atingirem os seus objectivos.
A intriga vai revelar a natureza de todos os intervenientes com as suas manias, humores e patologias. E uma injustiça feita ao Pastor Bucólico, enquanto se vão urdindo as maquinações, irá provocar um desenlace inesperado e trágico.
A sorte e o destino deixam os queijos, as lãs e a fábrica nas mãos de Lô Coentro, o cozinheiro de Lã Monte, e de Lontrini, a trabalhadora-modelo da fábrica de Monte Fio. E o futuro parece sorrir para eles.


Estas duas companhias de teatro vão apresentar este projecto conjunto
Estas duas companhias de teatro vão apresentar este projecto conjunto


Data de publicação: 2006-10-17 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior