Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A autarquia serrana vai distinguir cinco munícipes durante o aniversário da cidade

Programa do dia da cidade já é conhecido

As comemorações de mais um aniversário da elevação da Covilhã a cidade já têm programa. Na passada semana, a autarquia serrana tornou públicos os nomes das pessoas que vão ser homenageadas.

> Eduardo Alves

Poetas, engenheiros, comerciantes e ex-presidentes da câmara são algumas das profissões desempenhadas pelos homenageados do próximo 20 de Outubro. Na sessão solene marcada para a manhã do próximo dia 20, a autarquia vai agraciar com a medalha de ouro da cidade, o engenheiro e poeta Ernesto Melo e Castro, um dos pioneiros na poesia visual em terras lusas. Melo e Castro é natural da Covilhã e uma figura de destaque no panorama cultural.
A receber a mesma distinção vai estar o bispo resignatário José Garcia. Este membro da Igreja Católica, natural de Aldeia do Souto foi o bispo responsável pela diocese de Porto Amélia, em Moçambique. A receber também a mais alta distinção municipal vai estar Álvaro Ramos. Um dos mais conhecidos empresários do ramo automóvel que foi também presidente do Sporting Clube da Covilhã e da autarquia local.
No que respeita à medalha de prata, este ano, esta distinção vai ser atribuída a Manuel Diniz, um dos mais antigos comerciantes da cidade e também dirigentes de várias associações na Covilhã. José Taborda, engenheiro e docente na UBI vai ser o segundo distinguido com a medalha de prata da cidade. Taborda foi candidato à câmara covilhanense pelas listas do Partido Socialista e viria a desempenhar funções de vereador quando se candidatou pelo PSD.
Para além da entrega das medalhas municipais e respectiva sessão solene, onde também vão ser entregues as chaves da nova sede da Cruz Vermelha, o programa de comemorações do 136º aniversário da elevação da Covilhã a cidade inclui ainda diversas inaugurações de edifícios. Destaque para o jardim-de-infância do Tortosendo, construído junto ao Eixo T-C-T e para o Centro de Dia de Vales do Rio. Inaugurações a decorrerem durante a tarde de 20 de Outubro. No final do dia, pelas 19 horas, o Salão Nobre da autarquia será palco da recepção da comunidade estrangeira a residir no concelho. Para dia 21 de Outubro, e ainda integrada no programa de comemorações do dia da cidade está também agendada a apresentação de dois livros. “O Movimento Operário da Covilhã, 1890-1907”, da autoria de António Rodrigues de Assunção e uma outra obra sobre os “Leões da Floresta”.


A autarquia serrana vai distinguir cinco munícipes durante o aniversário da cidade
A autarquia serrana vai distinguir cinco munícipes durante o aniversário da cidade


Data de publicação: 2006-10-10 00:07:32
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior